Podemos afirmar que o Porsche Cayenne é um dos modelos mais importantes da marca alemã. Fazendo jus à sua importância, ele deverá ser o primeiro carro a combustão a trazer um novo conceito de interior para a Porsche, inclusive com tela digital dedicada somente ao passageiro. Ele será revelado no próximo dia 18 de abril no Salão Do Automóvel de Xangai, na China.
Mais telas digitais
Sabemos muito bem que as telas digitais estão cada vez mais populares no mundo automotivo. Praticamente todo carro básico já traz uma central multimídia com tela razoavelmente grande. Pulando para um segmento acima, já é fácil encontrar painéis de instrumentos totalmente virtuais, além de centrais maiores.
Quando consideramos então os automóveis de luxo, além de telas ainda maiores, muitos já estão integrando também uma central multimídia dedicada ao passageiro, totalizando pelo menos três telas digitais somente para os bancos dianteiros.
A não ficou de fora dessa tendência e lançará esse novo interior já na reestilização do Cayenne, que será lançada no próximo mês. Chamado pela marca de inovador, ele de fato trará mudanças relevantes para o SUV, mas a ideia básica desse interior já apareceu no Taycan.
Adeus conta-giros analógico
O painel de instrumentos anterior (imagem acima) tinha um conta-giros analógico ao centro e duas telas digitais nas laterais. Contudo, agora é totalmente digital, trazendo uma tela de 12,6” com design curvo e modos variados de visualização. O layout pode ter até sete opções diferentes, a depender da versão do modelo.
Um novo botão de partida do motor fica à esquerda do volante. Enquanto isso o seletor de marchas deixa o console central e vai para o painel, posicionado entre a direção e a central multimídia de 12,3”. Com essa alteração na transmissão, o console central recebeu comandos maiores para o sistema de ar-condicionado digital.
Passageiro também é gente
O passageiro também ganha um mimo importante, visto que agora pode desfrutar de uma tela com 10,9”. Ela será um item opcional, mas é a primeira vez que o Cayenne ganha essa central dedicada ao banco da direita, que até então estava disponível somente no Taycan. Por ela é possível operar o sistema de GPS ou algum tipo de mídia. Para não atrapalhar a atenção do motorista, ela conta com uma película especial que impede sua visualização.
Vale ressaltar também que os modos de condução agora são de série. Eles ficam posicionados no novo volante (herdado do 911), que embora bem parecido com o anterior, recebe pequenas mudanças e materiais mais sofisticados em seu acabamento.
>> Porsche Cayenne elétrico é confirmado e deve chegar até 2026
>> Porsche Cayenne GT é um f#d@-se às leis de Newton | Avaliação