Goste ou não, os . Só que eles não são novidades. Presentes no mundo há muito tempo, eles já têm fatores históricos importantes e um legado que se traduz nos modelos que vemos hoje nas ruas.
Por isso, reunimos nesta lista cinco SUVs importantíssimos na história automotiva mundial. Desde modelos que ditaram o segmento até carros que alteraram completamente o que seria a categoria. SUVs, os quais, se não existissem, provavelmente não teríamos essa categoria hoje no mundo.
Porsche Cayenne
Se não fosse pelo Cayenne, a Porsche teria ido à falência. E não só isso. Por conta dele, o segmento de SUVs esportivos surgiu. Ele provou que é possível unir a praticidade da categoria dos utilitários com a pegada dinâmica que se espera de um Porsche. Por isso já está com a quarta geração em gestação.
Mercedes-Benz ML e BMW X5
Lançados com um ano de diferença, os SUVs de grande porte Mercedes-Benz ML (hoje GLE) e BMW X5 foram o pontapé inicial para que outras marcas de luxo percebessem o quão importante é o segmento de SUVs. Se hoje toda marca que sonha em ser como BMW e Mercedes-Benz tem um SUV, a culpa é desses dois aí.
Land Rover Range Rover
Considerado o primeiro dentre os SUVs de luxo, o Land Rover Range Rover foi o responsável por mostrar que era possível fazer um carro parrudo, com capacidade off-road inegável, mas ainda assim ser confortável e usável no dia-a-dia. O modelo é tão importante que se tornou praticamente uma submarca dentro da Land Rover.
Ford EcoSport
A febre dos SUVs compactos foi iniciada pelo Ford EcoSport. Ele foi o primeiro a converter um hatch compacto (Fiesta) em um utilitário. Apesar de ter versões 4×4, esse nunca foi o foco do EcoSport, que preferia ambientes urbanos nos quais podia desfilar com seu estepe pendurado na traseira evocando um espírito de algo mais parrudo e robusto.
Jeep Grand Cherokee
O criador do termo SUVs foi o Jeep Grand Cherokee. Seguindo uma fórmula parecida com o Range Rover, o modelo da Jeep trouxe capacidade off-road forte, mas com refinamento para que pudesse ser usado no dia-a-dia. Foi o modelo responsável por popularizar o segmento para fora dos entusiastas da lama e cunhou o termo que hoje todos usam.
Que outros SUVs históricos ficaram de fora da lista? Conte nos comentários.