Se depois da morte do Renault Sandero RS a vida dos esportivos baratos parecia ter chego ao fim no Brasil, a Stellantis promete virar esse jogo. Oficialmente revelado na prova Bate-e-Volta do BBB 22, o Abarth Pulse marca o retorno da grife de esportivos da Fiat ao nosso país. A diferença agora é que ela vem como marca.
Dessa vez, a Abarth retorna como uma marca ao Brasil, tendo seu próprio espaço dentro das revendas da Fiat. Os modelos poderão todos ser comprados em qualquer revenda Fiat, porém, entre 25 e 50 concessionárias serão especializadas em Abarth, com espaços próprios e logotipo do escorpião na fachada.
Essa é uma estratégia totalmente diferente do que aconteceu no passado. Em 2002, o Stilo Abarth foi vendido no Brasil e apenas 942 unidades foram emplacadas. Com o 500 Abarth, foram 283 carros vendidos em 2014. Agora, a Abarth quer mais. E não somente terá o Pulse, como já prometeu mais modelos.
Durante a apresentação, a Stellantis mostrou três carros camuflados, podendo supor que a linha Abarth, a princípio, terá três carros no Brasil, O Pulse é o primeiro confirmado, enquanto o segundo deverá ser o SUV Fasbtback (diretamente derivado do Pulse). Já o terceiro modelo ainda é dúvida: Toro e Argo são os mais cotados.
Abarth Pulse
Assim como aconteceu com o Fiat Pulse, o Abarth Pulse será o carro do vencedor do Big Brother 2022. A primeira aparição pública do modelo deixou claro que seu visual esportivo é consideravelmente diferente do SUV da Juliette. A dianteira traz para-choque exclusivo com abertura de ar trapezoidal na parte inferior acompanhada por entradas verticais.
Um friso vermelho na ponta do para-choque dianteiro está lá para manter a tradição da Abarth em cores de carroceria ao combinar vermelho, preto e branco. A cor mais chamativa também está presente nos retrovisores e na faixa lateral. Teto contrastante, que já é de série no Pulse Impetus, também estará no Abarth.
O SUV esportivo ainda tem rodas de liga-leve maiores, alargadores de para-lamas mais largos que no modelo original e algumas mudanças sutis no design. Na traseira, o nome Abarth ocupa o lugar que ficaria o da Fiat. Há ainda para-choque diferenciado com saída dupla de escape e extrator de ar.
O que ainda é segredo
A Stellantis ainda não revelou o interior do Abarth Pulse e nem sua mecânica. Mas é praticamente confirmado que o SUV compacto terá motor 1.3 T270 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque atualmente usado em Toro, Renegade, Commander e Compass. O acerto eletrônico e o escape esportivo o farão roncar mais bonito que os companheiros.
Como esse motor foi desenvolvido única e exclusivamente para usar transmissão automática, não espere pelo câmbio manual de seis marchas como tinha o Renault Sandero RS. Mas sim, uma abordagem mais Polo GTS, com câmbio automático tradicional de seis marchas. Suspensão será retrabalhada para ajudar na performance em curvas.
>>Fiat Pulse tem potencial para ser o que Palio e Uno foram | Avaliação
>>Strada vende 30x mais que a Saveiro em fevereiro
>>Kia pode estar desenvolvendo picape rival da Fiat Toro para o Brasil