O novo Volkswagen Tiguan teve suas primeiras imagens oficiais reveladas. Aproximadamente sete anos se passaram desde que a Volkswagen apresentou a atual geração, então essa modernização do modelo já era esperada. Até a estreia mundial, que deve acontecer no segundo semestre, o SUV será antecipado em uma série de teasers focando no exterior totalmente camuflado.
A nova geração será baseada na plataforma MQB Evo, uma versão melhorada da arquitetura atual. O modelo de terceira geração será colocado à venda na Europa no primeiro trimestre de 2024.
Apesar de estar disfarçado, é fácil ver que o novo Tiguan é menos quadrado que o seu predecessor, já que a VW optou por um design mais arredondado, semelhante ao elétrico ID.4. A marca de Wolfsburg diz que esticou o veículo em 32 milímetros, com o comprimento saltando para 4,55 m, enquanto a altura aumentou em 5 mm, tendo agora 1,64 m. A largura e o entre-eixos foram mantidos, com 1,93 m e 2,68 m, respectivamente.
Vale lembrar que essas proporções são ao modelo de entre-eixos padrão, já que a VW ainda não comentou sobre o Tiguan Allspace de comprimento maior e sete lugares, modelo que foi vendido no Brasil durante alguns anos.
Segundo rumores, a marca alemã quer substituir a versão mais espaçosa por um modelo separado. Esse substituto pode ser o Tayron, que é vendido na China, mas uma variante destinada à Europa seria fabricada na Alemanha e serviria como base para a segunda geração do Skoda Kodiaq.
Porta-malas novo Volkswagen Tiguan
O novo Volkswagen Tiguan quer ser mais prático, oferecendo um volume de carga de 648 litros ou 33 litros a mais do que antes quando carregado até a altura do encosto dos bancos traseiros.
Além disso, o motorista e o passageiro da frente têm 9 mm extra de espaço para a cabeça, enquanto as pessoas sentadas atrás têm ainda mais 10 mm. Quem optar pela versão mais cara, vai ter ainda bancos com massagem e ventilação ajustáveis eletricamente. É possível programar a ativação automática do aquecimento e da ventilação de acordo com a temperatura do lado de fora.
Depois do Touareg recentemente atualizado, o novo Tiguan é o próximo SUV da VW a receber as luzes de Matrix como equipamento opcional. Na parte de trás, há uma barra de luz LED que cobre toda a largura do carro.
As versões de entrada do Tiguan usarão uma central multimídia de 12,9 polegadas, enquanto as mais sofisticadas terão um conjunto maior, de 15 polegadas.
O painel digital deve ter 10,25 polegadas e um novo head-up display pode ser lançado no SUV.
A Volkswagen ainda não revelou detalhes do conjunto mecânico, dizendo apenas que a terceira geração do Tiguan estará disponível novamente com motorizações a gasolina, diesel e híbridas plug-in. Esse último deve ter potência entre 201 cv e 268 cv, com autonomia elétrica de até 120 km. Esses modelos eHybrid oferecerão carregamento rápido AC e carregamento DC padrão pela primeira vez.
Como antes, o novo Tiguan vai ter versões com tração dianteira e outras com tração integral. O último detalhe compartilhado pela VW é sobre a evolução do seu Dynamic Chassis Control. Conhecido como DCC Pro e oferecido a um custo adicional, agora tem amortecedores de duas válvulas, que reagem mais rapidamente para permitir uma condução mais suave.
Com a VW prometendo acabar com as vendas de carros equipados com motores de combustão na Europa até 2033, esta é provavelmente a última geração do Volkswagen Tiguan movido a combustível na Europa.
>> VW ID.Buzz LWB é a versão de sete lugares da Kombi elétrica