Se para você o Toyota SW4 é pequeno, a já tem uma alternativa para isso. Apostando no estilo retrô e na parrudez, a nova geração do Land Cruiser Prado por enquanto será vendida somente na Europa. O modelo compartilha elementos com o Lexus GX de nova geração, que já está disponível nos EUA.
Seguindo os passos do Land Cruiser 300 maior oferecido nos EUA e no Japão, o Prado é baseado na plataforma GA-F da Toyota. A Toyota destaca que o novo chassi é 50% mais rígido em comparação com o modelo da geração anterior, resultando em um melhor desempenho off-road e dirigibilidade nas estradas.
O novo Land Cruiser Prado apresenta diversas novas funcionalidades. Por exemplo, possui direção elétrica assistida, que reduz o retorno do volante em terrenos irregulares, proporcionando uma sensação de condução mais suave e direta. Esse sistema também permitiu que a Toyota incluísse o Land Tracing Assist no pacote de segurança ativa e assistência ao motorista Safety Sense.
Embora os detalhes sobre os motores para cada mercado específico onde o novo Land Cruiser será vendido ainda não tenham sido divulgados, foi confirmado que na Europa ele vai ter o motor turbo diesel 2.8. Esse propulsor produz 204 cv e 51 kgfm de torque, sendo combinado com uma transmissão automática de oito velocidades Direct Shift.
Além disso, a Toyota revelou que no início de 2025 será adicionada uma opção eletrificada à linha de modelos, combinando um motor a diesel com um sistema híbrido-leve de 48 volts.
A Toyota também informou que o novo Land Cruiser recebe uma barra estabilizadora frontal desconectável, uma novidade para a marca, que melhora ainda mais suas capacidades off-road. Várias melhorias foram feitas nos sistemas Multi-Terrain Monitor e Multi-Terrain Select.
Visualmente, o Prado terá duas versões distintas com dianteiras diferentes. Assim como nos Estados Unidos, uma terá faróis redondos mais simples, enquanto a outra terá faróis mais sofisticados na horizontal.
No entanto, ao contrário dos Estados Unidos, a versão com faróis de LED redondos não será a versão de entrada e estará disponível exclusivamente como uma variante ‘First Edition’. Apenas 3.000 unidades do Land Cruiser Prado First Edition serão produzidas, com a pré-venda começando em outubro.
Gostou do novo Toyota Land Cruiser Prado? Acha que ele poderia ser vendido no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Mudanças do Toyota Corolla Cross japonês devem chegar ao modelo brasileiro
>> Toyota enlouquece e apresenta versões modificadas da Hilux
>> 5 carros que foram lançados do jeito errado no Brasil