O Baojun Yep é o novo SUV elétrico da GM para o mercado chinês. Embora sua fabricante não seja tão conhecida, a montadora faz parte da joint venture SAIC-GM-Wuling, pertencendo ao grupo da General Motors. Inicialmente, o Yep seria lançado pela KiWi, outra fabricante do grupo, mas no fim acabou sendo produzido pela Baojun mesmo.
Sem dúvidas, o design do pequeno SUV é o que mais chama a atenção. São apenas 3,38 m de comprimento e 1,68 m de largura. O entre-eixos é relativamente grande, dadas as proporções do veículo. São 2,11 m de um eixo ao outro, com as rodas ficando bem nas extremidades.
As linhas quadradas da carroceria e o tamanho pequeno até lembram o Suzuki Jimny. No entanto, o Yep tem uma proposta um pouco mais urbana, sendo pensado para quem vive em grandes metrópoles, mas gosta de acampar aos finais de semana.
A pegada do modelo fica evidente pelos pneus de uso na cidade, o que entrega que encarar trilhas não está entre as duas habilidades. Apesar disso, o tamanho compacto faz com que o SUV elétrico da GM seja ideal para encarar o trânsito chinês. Certamente não será um desafio achar vagas de estacionamento.
Em termos de desempenho, o SUV elétrico da GM também não é um primor. Seu motor elétrico é apenas traseiro e entrega 68 cv de potência – menos que a maioria dos carros 1.0 do Brasil. Porém, o torque de 14,2 kgfm é entregue de maneira instantânea, por se tratar de um modelo elétrico.
Com tração apenas traseira, o Yep tem velocidade máxima de 100 km/h. A autonomia é de 303 km, no padrão chinês. Uma versão com tração nas quatro rodas está nos planos, e pode ser que haja um modelo maior e com cinco portas, mas por enquanto são apenas rumores. A estreia do carro será no Salão de Xangai, que acontece em março.
>> Suzuki revela SUV cupê de 100 cv que pode ser vendido no Brasil
>> Volta da Chevrolet S10 Midnight é revelada durante o BBB 23
>> GWM Haval H6 GT entrará em segmento inédito no Brasil