Depois de lançar o polêmico SUV elétrico iX, a BMW parece que fugirá à regra mais uma vez. Se o primeiro utilitário da marca já não seguiu a tradição da marca e tem nome parecido com um Hyundai, o novo modelo topo de linha vai buscar inspiração em um Citroën clássico e pode se chamar XM.
Tradicionalmente a BMW chama todos os seus SUVs com a letra X e um número para definir seu posicionamento dentro da marca. Hoje a marca possui X1, X2, X3, X4, X5, X6 e X7. Todos os modelos pares são SUVs cupê e os ímpares SUVs tradicionais.
Aliás, a BMW insiste em chamar (Sport Activity Vehichle) e SUV Cupê de SAC (Sport Activity Coupé, não Serviço de Atendimento ao Cliente), sabe-se lá porquê. A única exceção à essa regra era o iX, por ser o SUV topo de linha da marca no segmento de elétricos. A BMW ainda tem o iX3 movido a baterias.
Contudo, o revelou que a segunda exceção à regra será o modelo mais esportivo da marca. Até então tratado como X8, o novo SUV grande e esportivo da montadora alemã será batizado como XM. X, da linha de SUVs/SAVs/SACs, e M da divisão esportiva da marca. Ou seja, o novo modelo não terá versões não esportivas.
Inspiração na Citroën
O nome, entretanto, já foi usado pela Citroën em um modelo emblemático. Produzido entre 1989 e 2000, ele foi o sedã mais caro da marca no mundo e foi substituído pela dupla C5 e C6. Tinha suspensão pneumática, visual futurista, interior moderno e ousado, além de um dos melhores coeficientes aerodinâmicos da época.
Aliás essa não será a única inspiração na Citroën que o BMW XM terá. Flagras já mostraram que o SUV gigante terá faróis divididos tal qual o C4 Cactus. A marca francesa foi a primeira a lançar moda do conjunto dividido com porção superior em LED fino. Esse recurso será adotado no XM, que será o primeiro BMW a fazer uso disso.
Se cuidem Urus e Cayenne Coupé
Baseado no X7, por isso era anteriormente chamado de X8, o novo BMW XM será lançado em dezembro de 2022. Ele terá motor 4.4 V8 biturbo a gasolina com mais de 700 cv. A ideia é partir para cima de Lamborghini Urus e Porsche Cayenne Coupé. Mesmo que o novo modelo alemão seja uma jamanta.
Para ressaltar a esportividade, ele terá rodas de 21 polegadas como item de série, mas que podem chegar a 23 polegadas como opcional. Haverá diversos itens em fibra de carbono como opcional, além de pinças de freio pintadas.
>>Cinco ideias malucas da Citroën que mudaram os carros para sempre
>>CAOA Chery registra variante do Tiggo 8 que quer briga com BMW
>>BMW Série 4 chega ao Brasil com sua gigantesca grade por R$ 575.950