Com calendário de lançamentos cheio tanto no Brasil quanto lá fora, a Stellantis já marcou a data de estreia do Peugeot 2008 reestilizado. O SUV compacto revelará ao mundo seu visual reformulado em 4 de maio. E brasileiros, prestem atenção: é com esse estilo que o SUV da Peugeot será vendido em nossas terras em breve.
As mudanças serão discretas, concentradas apenas nas partes plásticas do Peugeot 2008. Poucas pistas foram reveladas sobre essas alterações, mas o SUV compacto que roda lotado de camuflagem no Brasil já ostenta esse novo estilo. A frente receberá novo para-choque com visual mais esportivo e grade frontal maior.
O farol não muda, assim como a luz de LED dente de leão / sabre. Nas versões mais simples, os faróis são halógenos, enquanto nas mais caras ele usa sistema full-LED. É exatamente o mesmo farol do Peugeot 208, por isso, no 2008 não haverá alteração. O modelo também receberá o novo logotipo da Peugeot estilo escudo na frente, traseira e laterais.
Luzes camufladas
Por falar em traseira, o novo Peugeot 2008 terá lanternas com três filetes de LED imitando garras de leão. Contudo, esses elementos não terão mais coloração vermelha quando apagados, adotando tom transparente. É a mesma mudança feita no 3008 quando foi reestilizado.
A tampa traseira vai mudar com área da placa maior, enquanto o para-choque traseiro será levemente reformulado. Por dentro, o SUV compacto da Peugeot terá volante com novo miolo e logotipo trocado. A central multimídia evoluirá para a usada no 208 brasileiro e no Citroën C3 nacional.
Motores de Fiat
Para a Europa, o modelo seguirá servido pelo motor 1.2 PureTech em versões aspirada, turbo e semi-híbrida (híbrida leve). Já no Brasil, o Peugeot 2008 será vendido com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,8 kgfm de torque ligado à transmissão automática do tipo CVT.
Diferentemente do recém apresentado Citroën C3 Aircross, o 2008 não terá mais nenhum motor original da PSA. Com isso, ele terá toda sua mecânica composta por motores da Fiat. Por isso, para o lugar do 1.6 aspirado, o quatro cilindros aspirado pode ser escalado com seus 107 cv e 13,7 kgfm. Hoje o 1.6 da Peugeot rende 120 cv e 15,4 kgfm.
Outra opção, mas bastante remota, é o 1.3 T270 quatro cilindros turbo. Esse motor entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque e pode ser usa do em uma versão esportiva do 2008 para substituir o Griffe THP. O grande problema é que a base CMP já foi adaptada para receber um motor 1.6 aspirado, que é quatro cilindros e esse 1.3 turbo pode não caber.
>>Exclusivo: Stellantis testa novo Peugeot 2008 flex no Brasil
>>Peugeot e-2008 é a Stellantis com faca e queijo na mão | Avaliação