AFun Casino Online

Destaque

Novo Peugeot 2008 é cogitado no Brasil, mas antes vem elétrico

Antes da Stellantis, nova geração do Peugeot 2008 era descartada para o Brasil, agora o SUV é tratado como grande possibilidade

Peugeot 2008 GT [divulgação]
Peugeot 2008 GT [divulgação]

Quando a Peugeot apresentou a leve reestilização do 2008 pela segunda vez, muita gente se questionou do motivo pelo qual a marca francesa não trazia a nova geração. Afinal, ele usa a mesma plataforma, faróis e diversos elementos do 208 feito na Argentina. Até então ele era carta fora do baralho, mas as coisas mudaram.

Segundo informações do , Gabriel Cordo Miranda, gerente da Peugeot, Citroën e DS na Argentina, confirmou que os planos mudaram. “Quando lançamos o 208 produzido em El Palomar, há dois anos, e nos perguntaram sobre a possibilidade de produzir também o novo 2008, dissemos que era um projeto que não estava nos planos e era verdade. Hoje, podemos dizer que é algo que não descartamos e estamos analisando”.

Segundo o executivo, “a decisão final ainda está dependendo do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento”. Só que isso só foi possível graças à Stellantis. Os resultados positivos que o Peugeot 208 obteve após a fusão com mudanças de mercado e motores aplicados a ele surtiram efeito sobre o novo 2008.

Peugeot 2008 GT [divulgação]
Peugeot 2008 GT [divulgação]

Questão de plataforma

Até então ele era considerado um projeto caro demais para o nosso mercado, nos fazendo ficar com a geração antiga em linha. Contudo, para o futuro próximo ele esbarra em duas questões. Primeira é que Porto Real (RJ) está se preparando para produzir o novo Citroën C3 com plataforma CMP e a fábrica vai se voltar a essa base.

O Citroën C4 Cactus e o atual Peugeot 2008 usam ainda a base PF1 que não é mais usada globalmente pela Stellantis. A CMP será renomeada STLA Small em breve e passará também a ser base para modelos da Fiat e da Jeep. Em Porto Real, o C3 será o primeiro modelo com essa base, mas a Stellantis prometeu mais dois carros com essa plataforma em três anos.

Peugeot 2008 GT [divulgação]
Peugeot 2008 GT [divulgação]
O principal deles será um SUV compacto, provavelmente um C3 Aircross, que substituirá o C4 Cactus. Assim, o Peugeot 2008 atual seria o único com plataforma velha. A lógica é que o novo 2008 seja produzido na Argentina para aproveitar dos componentes do 208 e da base que já é feita por lá.

Prévia eletrificada

Isso, contudo, ainda deve demorar. A Peugeot acabou de reestilizar o antigo 2008 para segurar mais dois anos no mercado. Com isso, o novo 2008 deve começar a ser feito na Argentina já reestilizado, fazendo seu lançamento ocorrer em algo entre 2024 ou 2025. Só que a atual geração chegará ao Brasil antes.

Peugeot e-2008 GT [divulgação]
Peugeot e-2008 GT [divulgação]
Durante o lançamento do novo Citroën C3, o qual o Auto+ terá cobertura completa no dia 30, alguns executivos deixaram escapar que o Peugeot 2008 terá “novidades importantes muito em breve, talvez ainda esse ano”. Como o modelo já foi reestilizado, a novidade é a segunda geração, que virá elétrica.

A Peugeot percebeu que os compradores de carros elétricos priorizam os SUVs em detrimentos dos hatches – especialmente na faixa acima dos R$ 300 mil, onde o e-2008 deve se posicionar. Vale lembrar que hoje, o e-208 GT é vendido por R$ 264.675.

Peugeot e-2008 GT [divulgação]
Peugeot e-2008 GT [divulgação]

>>Mini Renegade terá motor 1.2 turbo Peugeot e câmbio manual

>>Peugeot 208 1.0 sofre novo aumento de preço

>>Fiat e Peugeot matam o último resquício de Chevrolet na Stellantis