A Kia demorou para lançar o Niro no Brasil, mas há uma razão para isso. O SUV ecologicamente correto chegará ao nosso país somente na segunda geração. Revelado na Coreia do Sul, o novo Kia Niro joga fora tudo que o modelo anterior tinha em favor de uma abordagem bem mais radical e ousada.
Se antes ele parecia um mini Sportage, agora ele mantém parte dessa essência, mas com doses cavalares de ousadia e personalidade própria. É seguro dizer que, entre os SUVs, independentemente se híbridos ou a combustão, não há nada parecido com o Niro. O modelo não teve detalhes mecânicos revelados, no entanto.
Na dianteira se destaca a grade frontal fina com filete cromado que forma uma sobrancelha para os faróis full-LED quadrados. A abertura de ar principal é quadrada e traz luzes auxiliares na parte inferior. Capô reto ajuda a dar sensação de robustez e contribui para o estilo SUV.
A lateral do novo Kia Niro é um grande destaque. Ele tem para-lama dianteiro com plástico preto que se extende pelas portas e chega até ao para-choque dianteiro. Na coluna C, a pintura preta vai de encontro com os arcos de roda. Ela também acompanha o ousado desenho das lanternas traseiras.
Atrás o visual é bem limpo. Como as lanternas ficam nas extremidades e são finas, a área ao lado o porta-malas ficou praticamente vazia, salvo por um vinco que ajuda a deixar a retaguarda mais bojuda. Há um segundo par de lanternas no para-choque, onde ficam luzes de ré, seta e auxiliar.
Linhas que descem e sobem
Mas é na cabine que o Kia Niro mostra ao que veio. O estilo é bem futurista e parece mais sofisticado que o de um carro da categoria dele. O painel de instrumentos digital e a central multimídia estão em uma mesma reta, que conta com cobertura descendente até a saída de ar lateral.
Hastes nas portas bem verticalizadas ajudam a criar uma sensação de redoma no interior. Manopla de câmbio agora é rotativa e há comandos físicos para o ar-condicionado e até controle de algumas funções da central multimídia. Mais detalhes sobre o Kia Niro serão divulgados em breve. Seu lançamento no Brasil foi confirmado para 2022.
>>Kia confirma Sportage Hybrid, primo do Creta e eletrificados para o Brasil
>>Ford quase usou nomes de Honda, Kia e Hyundai e até Fanta em um sedã
>>Kia Cerato 2022 é apresentado nos EUA e deve chegar ao Brasil em 2022