O novo BMW X2 foi apresentado e passou por uma mudança considerável de posicionamento. Se antes o modelo tinha um visual mais independente e esportivo, agora a nova geração herda elementos do X1, enquanto a traseira ganha linhas que lembram um Fiat Fastback com proporções mais acertadas.
Entretanto, a BMW se esforçou para que o SUV-cupê não ficasse parecido demais com o X1. Há sim semelhanças, mas o X2 apresenta faróis exclusivos, acompanhados por uma grade dianteira maior – especialmente na versão M35i xDrive, a mais esportiva. Nas laterais, podemos observar maçanetas embutidas, semelhantes às do X1, e nas caixas de rodas traseiras, um perfil mais musculoso e largo, enfatizando seu aspecto esportivo.
No entanto, a traseira do novo BMW X2 é o ponto que mais chama a atenção. Com linhas retas, lanternas que invadem a tampa traseira e um extrator e aerofólio integrados, este pacote estilístico se destaca entre os outros SUVs da família BMW. Só que a coluna C grossa traz muita proximidade visual com o Fiat Fastback.
Como característica típica de um SUV-cupê, o teto inclinado em direção à parte traseira é mais pronunciado a partir da coluna C. Além disso, existe a opção de uma grade com contorno iluminado, que pode não agradar a todo mundo e segue a típica polêmica da
Refinamento extra
Embora por fora o novo X2 tenha diversas diferenças em relação ao X1, por dentro as semelhanças são mais evidentes. O modelo apresenta um conjunto de duas telas: uma de 10,25 polegadas para os instrumentos e outra de 10,7 polegadas para o sistema multimídia. Esta última pode inclusive suportar jogos casuais por meio de uma plataforma de streaming. Além disso, o novo sistema BMW iDrive conta com o recurso Quick Select, uma novidade que facilita o acesso às principais funções do veículo.
Em termos de dimensões, o novo BMW X2 possui 4,55 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,59 m de altura. Em comparação com seu antecessor, o novo modelo é cerca de 19 cm mais longo, tem um aumento de 2 cm no entre-eixos e variações mínimas na largura e altura. Já comparado ao Fastback, o BWM é 13 cm mais longo, 7 cm mais largo e 5 cm mais alto. As opções de rodas variam de 17 a 21 polegadas, dependendo da versão escolhida.
O lançamento oficial do BMW X2 está previsto para ocorrer durante o Salão do Japão em outubro deste ano. O veículo estará disponível em diferentes versões, incluindo aquelas equipadas com motor 1.5 turbo e sistema híbrido-leve, bem como motor 2.0 turbo – sendo esta última versão esportiva M35i que chega a 317 cv e conta com recursos como suspensão adaptativa e freios de composto cerâmico.
Além disso, uma versão elétrica, a iX2 está planejada para ser lançada em março de 2024, inicialmente com dois motores elétricos, sendo que a versão com apenas um motor será apresentada também no próximo ano.
O que achou do novo BMW X2? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões
>> Hyundai transforma a Santa Cruz em um autêntico carro de rally
>> Grand Cherokee: o ícone dos anos 1990, eletrificado | Impressões