Depois de muitos anos de produção e unidades comercializadas em todo o mundo, o Volkswagen Passat sedã saiu de linha em 2023 e agora será somente a perua Variant. O modelo da montadora alemã será oferecido ao público europeu a partir do ano que vem, como station wagon e terá versões com motor híbrido e a combustão.
A partir de agora, o Passat Variant utilizará a plataforma MQB Evo, a mesma de modelos como o Golf VIII e o novo Tiguan. Dessa forma, a perua ganhou novas medidas. Ela terá 4,91 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,84 m. Aliás, o porta-malas também teve um upgrade e passará a comportar 690 litros com os cinco assentos ativados e caso eles sejam rebatidos, o volume atinge 1.920 litros.
Por falar em mudança, na dianteira o novo Volkswagem Passat Variant contará com a imagem dos modelos elétricos da fabricante. Seus faróis serão de LED, assim como as lanternas. Na traseira, haverá uma barra interligando-as. Suas rodas deverão ser de até 19 polegadas. O interior teve mudanças significativas, já que agora haverão menos botões físicos e os controles passarão a contar na central multimídia de 12,9 polegadas. Esta nova tela, poderá ser aumentada para 15 polegadas por meio de um kit opcional.
Nova geração do VW Passat Variant tem diversos motores
Seguindo a tendência do mercado, a Volkswagen criará para a perua uma variante híbrida-leve. Equipado com o motor 1.5 eTSI, ele tem sistema que desativa os cilindros e rende 150 cv. Haverão outros motores como o 2.0 TSI de 204 cv com tração dianteira e por fim, com tração integral e 265 cv. O Passat Variant ainda terá versões com motor a diesel 2.0 TDI. Com tração dianteira ele poderá render 122 ou 149 cv ou então, com tração nas quatro rodas e 193 cv. A Nova geração da perua será sempre equipada com transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades.
Ainda no portfólio do modelo, estará presente as versões híbridas plug-in. Estas contam com motor 1.5 turbo e mais um elétrico, os quais podem render 204 ou 272 cv. Aqui o câmbio é do tipo DSG de 6 marchas. Sua bateria tem capacidade de 19,7 kWh e a autonomia elétrica é de até 100 km. Na nova geração do Passat, há o mais novo carregador de 11 kW.
Ele permite que caso a perua esteja sendo carregada em uma tomada de 50 kW, o carregamento de 10% até 80% seja feito em 25 minutos. Assim, ao unir a bateria com carga completa e mais um tanque cheio, o novo Passar Variant pode ter autonomia de até 1 mil km.
Vale lembrar que o modelo não será mais fabricado na planta da Alemanha. Esta nova geração sairá da fábrica localizada na Eslováquia, mesmo local de onde sai a também perua, Skoda Superb. A apresentação ao público da nova perua acontecerá na próxima semana, no Salão de Munique. Suas vendas estão programadas para iniciarem no primeiro trimestre de 2024.
O que você achou da nova geração do Volkswagen Passat Variant? Teria um desse na sua garagem? Conte nos comentários
>>Volkswagen Virtus TSI manual é racional e divertido | Avaliação