A MV Agusta apresentou em 2021 dois modelos de motos trail, a Lucky Explorer 9.5 e a Lucky Explorer 5.5. Essa é uma novidade para a marca, conhecida principalmente por suas motos naked e esportivas. No entanto, parece que o projeto da Lucky Explorer 5.5 foi temporariamente suspenso.
Segundo Timur Sardarov, CEO da MV Agusta, a marca está avaliando as condições de mercado para o modelo 5.5 dentro da rede de vendas da KTM. Isso ocorre porque o grupo proprietário da KTM adquiriu recentemente 25,1% do capital da MV Agusta, o que implica não apenas na cadeia de suprimentos e distribuição, mas também em certas estratégias de desenvolvimento de produtos.
A KTM está planejando gerir as vendas e redes da MV Agusta em vários países, o que levou ao adiamento do projeto da Lucky Explorer 5.5. No entanto, o projeto da irmã maior, Lucky Explorer 9.5, está pronto para seguir adiante.
De acordo com Sardarov, a Lucky Explorer 9.5 será impulsionada por um motor três em linha exclusivo da MV Agusta, demonstrando a independência tecnológica da marca em relação à KTM. Além disso, a marca italiana manterá sua independência em termos de linguagem de design e engenharia dos produtos em relação às empresas do Grupo KTM, tendo plataformas exclusivas, inclusive.
Vale ressaltar que o projeto cancelado da Lucky Explorer 5.5 era uma colaboração com a empresa chinesa QJ Motor. Por sua vez, a Lucky Explorer menor tinha seu motor baseado na italiana Benelli TRK502, que também é de propriedade da QJ.
Enquanto a produção da Lucky Explorer 9.5 está programada para iniciar em outubro, como ano modelo 2024, o futuro do projeto da Lucky Explorer 5.5 permanece incerto. A MV Agusta continuará avaliando as condições de mercado e as estratégias de vendas em conjunto com a KTM para decidir se o modelo será retomado no futuro.
>> Nova Royal Enfield Himalayan 450 tem potência revelada
>> Verstappen já está no mesmo nível de Hamilton, Senna e Schumacher?
>> Ram Rampage R/T é esportivo com caçamba por acaso | Avaliação