Conhecido no mundo por ser uma das poucas peruas que resistiu ao movimento crescente dos SUVs, o famoso Mini Clubman saiu de linha após 55 anos de produção. A primeira vez que o modelo surgiu foi em 1969, mas seu renascimento em 2007 deu o gás necessário para enfrentar o mundo. Agora, quem quiser ter um Mini, terá de se contentar com o Cooper, o Aceman ou partir para o Countryman.
Com algumas peculiaridades, tais como a geração que tinha três portas, sendo uma delas do tipo suicida e a tampa do porta-malas dividida em duas portas, o Clubman dará espaço para novos modelos. Entretanto, um dos fatores que diminuiu consideravelmente a busca pelo veículo, foi a rápida ascensão dos SUVs.
Uma das particularidades mais diferentes do Mini Clubman foi a sua terceira porta traseira. Ela ocupava um espaço razoável na carroceria, mas a caixa de roda traseira do lado direito era seu maior rival. Seu desenho não tinha pilares e ela foi criada para melhorar o acesso aos bancos traseiros de um modelo que tinha vocação familiar.
Tchau perua e bem-vindo novo conversível
Desde meados da década de 2000, o Clubman saía das fábricas da marca em Oxford e Swindon, ambas localidades do Reino Unido. Um dos executivos da Mini, Markus Grüneisl, revelou que a montadora estava orgulhosa de toda a história da perua e que com o fim decretado de produção do modelo, logo haveria espaço para novidades. Ele se apressou e afirmou que é um carro conversível e que terá a produção iniciada ao final de 2024.
Agora, o segmento de peruas fica cada vez menor. Com o fim de linha do Mini Clubman, a marca apostará ainda mais no oferecimento de modelos eletrificados. Mais de 1,1 milhão de unidades do Clubman foram produzidas em toda sua vida. Para quem quiser ter um Mini na garagem, terá de optar pelo Cooper, que é um hatch. Ou então pode escolher pelo Aceman, um SUV compacto elétrico ou se decidir pelo Countryman, o qual é um SUV médio.
Gostava do Clubman? É fã de peruas? Conte nos comentários
>>Que carro não deveria ser legal, mas é? | Pergunta da Semana
>>Ford Ka foi a baratinha que voou em direção ao sucesso
>>Royal Enfield apresenta conceito da Classic 350 flex