Revelado em 2018 no Salão do Automóvel de Pequim, o Mercedes-Maybach Vision Ultimate Luxury deveria gerar um novo carro. A proposta da marca alemã era criar um SUV sedã, ou SUS (Sport Utility Sedan, como a Mercedes se referia). Ele seria fruto da junção dos dois tipos de carroceria mais populares da China. Mas a ideia bizarra foi descartada.
Segundo informações do Handelsblatt, três fontes de dentro da Mercedes afirmaram categoricamente que o projeto subiu no telhado. O bizarro SUV sedã seria um produto exclusivo da China e seria lançado já no próximo ano. A plataforma é a EVA2 já usada por modelos elétricos da marca, como EQE, EQE SUV, EQS e EQS SUV.
A ideia era oferecê-lo como SUV topo de linha da Mercedes-Benz na China, sendo exclusivamente comercializado como Maybach. É possível que ele adotasse o nome EQ seguido por alguma letra que representasse estar acima do EQS SUV. Só que a redução de complexidade da linha levou a marca a descartar modelos nichados até demais.
Nicho? Melhor não…
Como a Mercedes-Benz enxugará sua linha de carros, eliminando modelos redundantes ou pouco lucrativos, desenvolver um Maybach tão caro e tão nichado seria praticamente impraticável. Mesmo com o potencial de vendas na China, a venda de elétricos tem crescido abaixo das expectativas, tornando modelos como o SUV sedã algo pouco rentável.
Na época em que foi apresentado, o Vision Ultimate Luxury tinha 738 cv e usava baterias capazes de levá-lo a mais de 500 km com uma carga única. Segundo a marca, ele teria recuperação de 100 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento em uma estação de 350 kW. A velocidade máxima era de 250 km/h.
Você acha que a Mercedes-Benz deveria mesmo fazer um SUV sedã? Conte nos comentários.
>>Mercedes-Benz EQS SUV: um universo de carro | Avaliação
>>Carros de colecionadores da Mercedes-Benz só virão em 2025
>>Flagra: Mercedes-Benz terá rival para o Porsche Taycan