AFun Casino Online

Destaque

Mercedes-Benz cortará mais da metade de seu portfólio

 Modelos de nicho e pouco rentáveis serão cortados do portfólio da Mercedes-Benz junto da unificação dos modelos Classe e EQ

Mercedes-Benz GLE 63 AMG S Coupé 4Matic+ azul em foto de movimento no túnel
Mercedes-Benz GLE 63 AMG S Coupé 4Matic+ [Divulgação]

Assim como acontecerá com outras marcas, a Mercedes-Benz vai enxugar seu portfólio de modelos nos próximos anos. Hoje, a marca alemã tem nada menos do que 33 carros diferentes, mas apenas 14 sobreviverão ao corte massivo alemão. E para facilitar a conta, as linhas EQ e Classe se fundirão em breve.

Segundo informações da revista , uma fonte afirmou que “no fim do dia, nós simplesmente não precisamos das peruas ou de modelos duas portas que vendem mal”. Ou seja, o destino de modelos como Classe C Estate, Classe E Estate e CLA Shooting Brake parece já traçado.

A afirmação do executivo ainda é fomentada ao afirmar que a Mercedes não vê como lógica investir em um segmento que só funciona na Europa. Justamente o de peruas representa isso – especialmente na Alemanha. Como uma marca global, produzir modelos nichados não vale tanto à pena, mesmo sendo uma montadora de luxo.

Mercedes-Benz Classe C 2022 [divulgação]
Mercedes-Benz Classe C 2022 [divulgação]

Fora cupês, até os SUVs

Além disso, há a questão dos cupês. Como os sedãs ganharam visual de cupê de quatro portas nos últimos anos, eles acabaram indiretamente substituindo os modelos mais esportivos. A Mercedes-Benz já tem como certa a substituição das versões cupê de Classe C, Classe E e Classe S pelo inédito CLE em 2024.

Versões conversíveis dos três modelos também estão descartadas, tanto que as novas gerações de Classe C e Classe S não foram (e nem serão) apresentadas em variante sem teto. No caso do Classe C, essa geração será a última da perua, enquanto o Classe S nunca a teve. Já o Classe E terá a próxima geração exclusivamente em formato de sedã.

Classe A e Classe A Sedan [divulgação]
Os SUVs cupê também parecem que não encontraram sucesso. Até o momento, nenhum SUV EQ em formato cupê foi lançado. A revista também afirma que a próxima geração do GLE Cupê e do GLC Cupê será a última. Quando houver a fusão entre os modelos EQ e os Classe / GL, os SUVs cupê terão seu fim.

Fusão EQ

Essa fusão já foi antecipada pelo Auto+ em janeiro. Com a virada elétrica na Europa, todos os carros da marca alemã serão elétricos. Por isso, o nome EQ deixará de ser usado para que os sedãs Classe, os SUVs GL e os esportivos SL e CL passem a adotar motorização totalmente elétrica.

Mercedes-AMG EQE SUV [divulgação]
Mercedes-AMG EQE SUV [divulgação]
Com isso, será o fim da redundância de modelos com, por exemplo Classe E e EQE ou GLS e EQS SUV representando o mesmo segmento, mudando apenas a motorização. 

>>Mercedes-Benz CLA passa por mudanças discretas para 2023

>>BYD quer comprar fábricas da Ford no Brasil e na Alemanha

>>Toyota tira BMW do projeto do Supra, que terá câmbio manual

M