Dentro do grupo Stellantis, cinco marcas estão com a corda no pescoço: Alfa Romeo, Chrysler, Lancia, DS e Maserati. Elas precisam voltar a lucrar e ter relevância no mercado em dez anos ou serão cortadas. Algumas ainda estão lentas nesse processo de reestruturação, mas a Maserati foi rápida com o Grecale. Só que tem algo de Ford ali. E de Alfa Romeo. Até de GTA V.
Lançado no final de março, o Maserati Grecale estreou com toda pompa de ser o Porsche Macan da marca italiana. Ou seja, um SUV de porte médio com dirigibilidade de esportivo e muito luxo. Mas algo na identidade visual do Grecale me chamou atenção desde o lançamento do modelo.
A frente traduz a linguagem visual de faróis altos e grade arredondada do esportivo MC20 para as proporções de um SUV. O problema é que o aspecto geral é idêntico ao do Ford Puma. Grade nascendo na base dos faróis, que por sua vez tem desenho arredondado e são posicionados o mais alto possível. Até o desenho dos LEDs internos é parecido.
Na lateral, o perfil é quase idêntico ao do Alfa Romeo Stelvio. Não que os SUVs consigam fugir muito da mesma fórmula e por compartilharem base, era esperado alguma semelhança entre eles. Mas o desenho das janelas é parecido demais e o ombro forte na traseira também deixa o Grecale com uma forte vibe Alfa Romeo.
A traseira talvez seja o ponto mais original do Grecale, ainda que tenha certas influências fortes, novamente, da Alfa Romeo e também de algumas marcas chinesas. O conjunto como um todo faz ele parecer um belo carro criado para o GTA V. Em geral, o game pega modelos icônicos e mistura elementos de outros automóveis para criar um veículo único, em tese.
Efeito GTA V
Exemplo é o Karin Dilettante que é um Toyota Prius com faróis de Citroën C4. Ou o Maibastu Penumbra que tem jeito de Mitsubishi Eclipse até no nome, mas a traseira veio direto do Audi TT. Esse tipo de mistura de elementos fez do Maserati Grecale um carro pronto para o GTA V.
É como se a Rockstar tentasse colocar o Alfa Romeo Stelvio no jogo, mas usando a frente do Ford Puma. É um SUV feio? Não, muito pelo contrário. Mas carece de personalidade. Muita, aliás. Algo que a Maserati já teve de sobra e não soube passar ao seu primeiro SUV de porte médio.
>>Maserati Grecale é lançado e tem versão com motor de supercarro
>>Jeep Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi Q3
>>Cinco carros do GTA 5 inspirados em modelos vendidos no Brasil