O futuro será elétrico. Pelo menos isso é o que parecem acreditar as montadoras de automóveis. A Land Rover, que até então não tinha nenhum modelo totalmente elétrico, acaba de revelar os primeiros detalhes do Range Rover EV, que será lançado em 2024.
A montadora de origem inglesa já começa o seu anúncio falando da capacidade off-road do modelo. De acordo com as informações que ela revelou até o momento, o Range Rover Electric não deverá nada em relação às versões a combustão do SUV de luxo.
Range Rover Electric
Segundo diz a Land Rover, o SUV elétrico deverá ser o mais silencioso e refinado Range Rover já feito em toda a história da marca, que tem 53 anos. O desempenho deverá ser comparável ao do modelo a combustão com motor V8, nas palavras da própria LR.
Para termos uma ideia da capacidade do SUV elétrico no fora de estrada, podemos notar que ele possui uma capacidade de imersão na água definida em ótimos 85 cm. É exatamente o mesmo número declarado em uma Ford Ranger Raptor, por exemplo.
A plataforma modular será a mesma do Range Rover a combustão, a MLA (Modular Longitudinal Architecture). A produção se iniciará em 2024 e ficará localizada em Solihull, no Reino Unido, no mesmo local onde são fabricados os outros modelos atuais da Land Rover.
Visual quase idêntico
Aparentemente, praticamente nada mudará no design do primeiro Land Rover elétrico. A montadora revelou pouquíssimas imagens até o momento, mostrando apenas a grade dianteira e detalhes de roda, porta de carregamento e lanternas traseiras em LED. O emblema das rodas de liga-leve traz inscrição EV, de Electric Vehicle.
Conjunto mecânico
Nada foi informado até o momento sobre a motorização movida a eletricidade. Porém, podemos ressaltar que a versão V8 tem no Brasil um motor 4.4 biturbo. Ele entrega até 530 cv e 76,5 kgfm. Com isso o SUV acelera de 0 a 100 km/h em somente 4,6s, atingindo 261 km/h.
Para a configuração elétrica, podemos esperar dois motores elétricos, um em cada eixo, devido a tração 4×4. A LR já declarou que será possível utilizar carregamento rápido no modelo por conta de uma arquitetura de 800V. Também é importante ressaltar que a marca quer alcançar a zero emissão de carbono até 2039, e que os futuros clientes do Range Rover Electric já podem se inscrever na lista de espera.
Você teria um Land Rover Range Rover elétrico? Conte nos comentários.
>> Land Rover Range Rover: um exagero, até no nome | Avaliação
>> Os 12 carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro
>> Land Rover faz recall por vazamento de óleo no Range Rover