A Jaguar Land Rover, nos últimos anos, procurou estabelecer um novo posicionamento na indústria, o que causou uma mudança drástica do seu destino. A sigla JLR agora se tornou o nome oficial do grupo, que adotou a filosofia de casa de marcas, investindo e focando em sua produção e atenção em quatro marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.
Dessa forma, a Land Rover como marca de carros deixará de existir. O CCO da JLR, Gerry McGovern, explicou que esta reestruturação foi realizada com o propósito de elevar e ampliar a singularidade das marcas britânicas de personalidade, com o intuito de oferecer experiências verdadeiramente envolventes e emocionais para seus clientes, capazes de construir um alto patrimônio de longo prazo para as marcas e sustentabilidade de longo prazo para a JLR.
Para McGovern, tal decisão decorre da necessidade de claridade absoluta no segmento de luxo em que a empresa atua, podendo assim o consumidor dizer que possui um Range Rover, outro que um Defender. Neste contexto, foi decidido acabar com a Land Rover e trabalhar somente com essas quatro marcas, mantendo estimulando o crescimento acelerado deste último.
A JLR planejou que em 2030 será a primeira marca de luxo completamente elétrica, sendo que a modificação da sua fábrica em Halewood, no Reino Unido, por exemplo, será exclusiva para elétricos. Além disso, investirá 15 bilhões de libras ( cerca de R$ 945 bilhões) nos próximos cinco anos e apresentará diversos modelos, como o Range Rover elétrico, já confirmado para 2025.
Além dele, haverá elétricos da Jaguar a partir de 2024 e lançará ainda a linha de veículos da sub-marca Defender, mantendo a proposta de carros off-road.
Quanto aos posicionamentos das marcas, a Jaguar será moderna com foco em designs únicos, enquanto a Range Rover manterá o SUV de luxo original. Já Defender e Discovery continuarão sendo veículos estilizados e utilitários, respectivamente.
Por fim, a JLR está avaliando a possibilidade de criar concessionárias específicas para cada uma das marcas, como Audi e Porsche dentro do Grupo Volkswagen.
>> Land Rover considera Defender Sport para brigar com Jeep Renegade
>> Jaguar F-Pace ganha versão limitada inspirada em carro de corrida
>> Jetour Traveller é lançado para ser o Land Rover Defender da Chery