Dois anos depois de decretar sua aposentadoria, a Land Rover revolveu “ressuscitar” um dos utilitários mais importantes de sua história: o Defender, que acaba de ganhar uma série especial equipada com motor V8. Batizado de Defender Works V8, o modelo terá apenas 150 unidades produzidas para celebrar os 70 anos da marca inglesa.
Para se ter ideia do “tempero” que a Land Rover colocou no Defender, a fabricante considera a série Works V8 a mais potente e mais rápida já feita na história do jipe. Sob o capô, ele ostenta um conjunto V8 de 5,0 litros que entrega 405 cv e 52,5 kgfm de torque, que trabalha junto a um câmbio automático de oito marchas. Apesar do porte, a aceleração é parelha com a de esportivos: para ir de 0 a 100 km/h são necessários apenas 5,8 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 170 km/h.
Os modelos V8 são feitos com base nas versões 90 e 110 de veículos produzidos entre 2012 e 2016 (com no máximo 32 mil km acumulados no hodômetro), todos escolhidos “a dedo” pela Land Rover. Além do motor V8 e transmissão, a marca instalou sistema de freios de maior eficiência (para segurar os 405 cv), rodas de 18 polegadas com liga de diamante e pneus todo terreno 265/65.
Visualmente também foi realizado um belo trabalho, com o utilitário contando com oito cores externas a disposição, mas sempre com pintura preta contrastante no teto, aros da roda e grade dianteira. O acabamento é caprichado como se pode observar nas maçanetas, tampa do combustível e letras do capô em alumínio usinado.
Por fim, a cabine do Defender Works V8 traz acabamento em couro Windsor, que reveste painel de instrumentos, portas e bancos esportivos. O toque final fica para a central multimídia projetada pela Land Rover Classic, que não distorce do estilo clássico do modelo.
No Reino Unido, a série especial terá preço a partir de 150.000 libras (R$ 668.775 numa conversão direta).
Veja mais:
>> Jeep Wrangler V10: um sleeper com motor do Dodge Viper