O novo superesportivo da montadora italiana finalmente chegou ao mercado para substituir o famoso Aventador. O Lamborghini Revuelto estreia com mais de 1.000 cv e um 0 a 100 km/h na casa dos 2 segundos.
Lançado em 2011, ou seja, há 12 anos, o Aventador já tinha ficando velho. Por esse motivo, um sucessor à altura já era esperado pela Lamborghini. Só que, dessa vez, com um híbrido. O novo Revuelto é o primeiro modelo da marca a ultrapassar 1.000 cavalos de potência.
Na apresentação do modelo destacou-se o design bastante arrojado, mas (felizmente) sem perder a identidade visual da icônica marca de origem italiana. O Revuelto lembra até mesmo o seu antecessor, porém mais agressivo, moderno e chamativo.
Lamborghini LB744 Revuelto
A escolha do nome é uma homenagem a um touro bravo espanhol, mas ao mesmo tempo quer dizer algo como “ovos mexidos” na língua da latina. Certamente, esse duplo significado foi proposital, visto que o Revuelto é o primeiro híbrido da marca em linha de produção real, desconsiderando os esportivos de séries limitadas.
O design certamente é um dos pontos que mais chamam atenção no novo Lamborghini. A dianteira fica marcada pelo para-choque agressivo que se expande por uma parte do capô e abriga o conjunto de iluminação. Este, inclusive, fica bem visível pelo DRL em LED no novo padrão da montadora.
A lateral possui entradas de ar bem pronunciadas, enquanto as rodas de liga-leve são pintadas em preto. Com todos os adereços esportivos, a traseira tem destaque pelas duas grandes saídas de escapamento posicionadas bem ao centro, logo atrás do motor traseiro.
Motor grande e híbrido
A Lamborghini optou por manter um propulsor V12 aspirado, mas agora com três motores elétricos aliados. Por si só o L545 6.5, que é uma evolução do motor do Aventador, consegue entregar 825 cv e 73,9 kgfm. Sendo assim essa é a motorização de 12 cilindros mais potente da história da Lamborghini. E seu último V12.
Esse propulsor, que já é cerca de 45 cv mais potente que o utilizado no Aventador, é acoplado somente ao eixo traseiro. Os dois motores elétricos do Revuelto fornecem a tração dianteira, tornando o modelo AWD. Há ainda um terceiro motor elétrico que está alocado juntamente com a nova transmissão automatizada de oito velocidades. Cada um deles possui 150 cv, entregando uma potência máxima de 1.014 cv com as quatro motorizações combinadas.
Infelizmente o torque conjunto não foi informado, mas com toda essa potência, o Revuelto consegue acelerar de 0 a 100 km/h em somente 2,5 segundos. Para chegar aos 200 km/h basta 7 segundos, e a velocidade máxima alcançada é de 350 km/h.
Interior refinado
Por dentro o novo superesportivo italiano traz um painel totalmente digital de 12,3”, aliado a uma central multimídia vertical de 8,4”. Ele conta ainda com uma terceira tela que é dedicada ao passageiro, com um tamanho de 9,1”. E todas as três possuem funções interligadas. Já o modo de condução agora traz 13 configurações diferentes controladas pelo volante.
>> Lamborghini diz que não é a hora de um esportivo elétrico
>> Lamborghini mostra seus últimos carros com motor V12 raiz