Surfando na onda dos SUVs, a Kia e a Hyundai estão explorando cada tamanho possível dentro da categoria. Desde modelos grandes para oito passageiros como o Telluride e o Palisade, até modelos realmente pequenos como o inédito Sonet e o Venue.
O Kia Sonet será a nova adição da marca sul-coreana ao seu portfólio e vai atuar em uma categoria que ainda está crescendo no mundo, a de SUVs subcompactos. Situado abaixo do Seltos, primo do Hyundai Creta, o Sonet fará o papel de modelo de entrada da Kia em diversos países, o que pode incluir o Brasil.
Durante o lançamento do Kia Rio no Brasil, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, afirmou que a marca trará o SUV compacto Seltos para o país, mas que também estudava o lançamento do Sonet, que é menor e mais barato.
SUV com preço de hatch
A ideia com o Sonet é trazer um modelo com preço bastante semelhante ao hatch compacto Rio, podendo até mesmo ficar abaixo dele, mas com o maior apelo de vendas por ser um SUV. Vale lembrar que o Kia Rio hoje custa no Brasil entre R$ 69.990 e R$ 79.990.
Além disso, não há nenhum modelo nessa categoria hoje, apenas SUVs derivados de hatches como os chineses JAC T40 e CAOA Chery Tiggo 2. Hoje, o único que tem o mesmo porte do Kia Sonet é o Ford EcoSport com os mesmos 4 metros de comprimento – no caso do SUV da Ford, o comprimento total é de 4,35 m por conta do estepe pendurado na traseira.
Seguindo a moda
Apesar do porte compacto, o Kia Sonet parece maior do que de fato é. Isso se deve a alguns truques de design que o Renault Kwid também usa, como os faróis pequenos, caixas de roda bem marcadas e linha de cintura alta.
O Sonet terá faróis de LED nas versões mais caras que ficam visualmente integrados à grade frontal nariz de tigre. O para-choque tem visual agressivo e traz dois elementos cinza claro na grade inferior. Capô reto e bem marcado ajuda a dar robustez ao visual do mini SUV.
Ele traz teto com pintura contrastante como é moda entre outros SUVs. Já a traseira engloba lanternas de LED interligadas na parte central como nos últimos lançamentos da Kia. O para-choque esportivo tem falso extrator de ar e saída dupla de escape.
SUV 1.0
Na Índia, onde o Kia Sonet será lançado primeiro, ele fará uso dos mesmos motores e transmissões atualmente empregadas no seu irmão de plataforma, o Hyundai Venue. Estarão lá os motores 1.0 três cilindros aspirado de 83 cv, 1.2 turbo de 120 cv e 1.5 turbo diesel de 100 cv.
As opções de transmissão podem variar, indo desde uma manual de seis marchas, passando por uma caixa de dupla embreagem de sete marchas e uma opção CVT, até a nova opção de câmbio semiautomático com embreagem acionada eletronicamente e trocas por alavanca como num carro manual tradicional.
Caso seja oferecido no Brasil, é bastante provável que o Kia Sonet use os mesmos motores do primo Hyundai HB20. O motor 1.0 três cilindros pode ser fraco para sua proposta, deixando à disposição o 1.6 aspirado de 130 cv, já usado no Rio, ou o 1.0 três cilindros turbo de 120 cv (descartado para o Rio por imposição da Hyundai).
>>Kia Rio tem novidades em visual e motorização