A Kia tem uma novidade depois de mais de um ano sem lançamentos. O último foi o Rio no início de 2020. Agora, a sul-coreana confirmou a chegada da quarta geração da Carnival, que chega para fazer companhia à Chevrolet Spin entre as minivans.
Claramente maior e mais luxuosa que a Spin, ambas são as únicas minivans remanescentes no país. No entanto, a Kia nega que seja uma minivan, mas sim um Grand Utility Vehicle (GUV) já flertando com os Sport Utility Vehicle (SUV).
Aqui ela deve ser vendida em versão única e equipada com o motor 3.5 V6 a gasolina que desenvolve 272 cv e 33,8 kgfm de torque, bem mais potente que o velho 1.8 aspirado da Spin. O câmbio é automático de 8 marchas.
O problema disso tudo é que o preço foi confirmado e tabelado em R$ 479.990. Isso deixa a Carnival longe do título de sete lugares mais barato do Brasil, hoje pertencente à Chevrolet Spin Premier. Ela será vendida em versão única, chamada V.585, já com ano/modelo 2021/2022.
Para justificar o preço alto, a Kia ainda define que a nova Carnival terá uma série de equipamentos tecnológicos de série, principalmente de auxílio ao motorista e do conforto e segurança dos ocupantes
Entre alguns desses recursos, a Kia confirmou a presença do quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas e a central multimídia com tela de mesma dimensão. De acordo com a marca sul coreana, as telas são dispostas sob uma mesma peça de vidro que cria uma experiência panorâmica do painel. As vendas começam na última semana deste mês.
Apresentada como GUV, não minivan, desde sua estreia na Coreia do Sul, a quarta geração possui uma carroceria mais alta e um formato mais quadrado e retilíneo. Recursos que a deixam mais parruda visualmente. O interior se destaca por linhas mais sofisticadas nessa nova geração, fazendo o uso de materiais mais refinados.
Isso nos permite dizer que a Kia já desenvolveu a nova Carnival pensando em desassociar das principais características de um segmento que vem perdendo espaço para os SUVs. Em termos de dimensão, a nova geração ficou ainda maior com 5,15 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos.
Chevrolet Equinox terá versão 100% elétrica: rival do JAC E-JS4?
Chevrolet Spin leva 7 pessoas e é como coração de tia | Avaliação
Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo