A prova de que a eletrificação não tem mais volta, é que até mesmo um SUV jurássico como o Toyota Land Cruiser 70 tem a possibilidade de receber uma versão híbrida em breve. Lançado em 1984 e reestilizado algumas vezes desde então, o jurássico SUV da marca japonesa pode ter uma versão Hybrid no radar.
Quem aventou essa possibilidade foi Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália em entrevista ao . Quando questionado sobre especulações de que o modelo receberia um motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel híbrido que está em desenvolvimento para a próxima geração da Toyota Hilux, o executivo disse que “talvez”.
“Em uma geração de todo carro, podemos mudar os motores, isso pode acontecer. [Por isso] eu acho que os compradores provavelmente vão aceitar se ele [o Land Cuiser 70 híbrido] for capaz de fazer as coisas que eles querem que ele faça”. Atualmente, vale destacar, o idoso SUV traz motor 4.5 V8 turbo diesel de 205 cv e 43,8 kgfm de torque.
SUV V8 mais fraco que a Hilux
É nitidamente um motor bastante velho, visto que o 2.8 quatro cilindros turbo diesel da Hilux, com praticamente a metade do tamanho, entrega 204 cv e 42,8 kgfm de torque nas versões mais comuns. Na preparada pela Gazoo Racing, chega a 2254 cv e 55 kgfm, ou seja, bem mais que o V8 do Land Cruiser.
Há planos de trocar o velho motor V8 por um V6 turbo diesel, além do possível híbrido que vem sendo aventado. A resistência para essa troca, contudo, veio da mania dos australianos com carros V8. Hanley, contudo, acredita que isso pode mudar rapidamente por conta do que já aconteceu com o Camry.
“Você ainda consegue lembrar quando a Toyota trouxe esse quatro cilindros de tração dianteira [o Camry] a um mercado em que todo mundo dizia ‘ah não, isso não vai funcionar, somos um mercado de seis cilindros e tração traseira…V8 e etc”. Contudo, antes mesmo da morte do Ford Falcon e do Holden Commodore, dois sedãs V8 de tração traseira, o Camry os superou.
Prestes a completar 40 anos de carreira, visto que foi lançado em 1989, o Land Cruiser 70 pode receber, pela primeira vez em sua longa história, um motor de quatro cilindros. Fica só a dúvida de como a Toyota construirá uma de tanta idade.
>>Toyota tira BMW do projeto do Supra, que terá câmbio manual
>>Corolla Hybrid vs Civic e:HEV na ficha técnica
>>Nova Hilux 2024? Toyota registra inédita caminhonete no Brasil