De vez em quando as marcas anunciam um ou dois carros conceitos para mostrar tecnologias e designs futuros. A resolveu ir além e apresentar de uma vez só, sete protótipos voltados ao off-road, incluindo uma versão elétrica do famoso Wrangler.
De 1 a 9 de abril a marca fará um evento em Moab, no estado norte-americano Utah. Chamado de “57º Easter Jeep Safari”, ele reúne mais de 20.000 fãs da montadora americana, que podem dirigir em condições de off-road mais pesadas que o habitual. É justamente esse o evento escolhido para apresentação dos novos protótipos.
Jeep Wrangler Magneto 3.0
Sem dúvidas um dos conceitos que mais chama atenção é o Wrangler Magneto, justamente por ser um icônico modelo off-road agora transformado em elétrico. Apresentado pela primeira vez em 2021, esse conceito já está na terceira versão, por isso o nome 3.0.
Essa nova configuração inclui um motor mais eficiente, aumentando o torque e também entregando uma elevação de 20% de energia fornecida e autonomia. O Wrangler Magneto conta até mesmo com duas configurações diferentes de potência que podem ser escolhidas pelo próprio condutor.
A primeira, padrão, entrega até 285 cv e 37,7 kgfm. Já a segunda opção libera números muito mais empolgantes: até 650 cv e 124,4 kgfm. Modificações para que ele ficasse ainda mais apto ao uso off-road também foram aplicadas, como as rodas de 20 polegadas calçadas por pneus de 40 polegadas. Entre as diversas alterações, também podemos destacar a suspensão que está 7,6 cm mais alta.
Jeep Scrambler 392
A Scrambler (CJ-8) foi a primeira picape conversível da marca, sendo bem similar ao Jeep CJ-7, mas com entre-eixos e balanço traseiro alongados. Ao contrário do modelo citado anteriormente, o protótipo Scrambler 392 utiliza um motor raiz a combustão.
Estamos falando do propulsor Hemi 6.4 V8, o qual rende até 476 cv e 64,9 kgfm. Baseado em um Wrangler Rubicon de quatro portas, esse conceito tem uma carroceria de fibra de carbono customizada.
O destaque vai para a suspensão ajustável de 3,8 cm até 14 cm. O controle pode ser feito por um botão dentro da cabine ou até mesmo via Bluetooth com um dispositivo wireless (sem fio). Vale ressaltar também o capô, que tem a região central totalmente transparente para evidenciar o poderoso motor 6.4 V8.
Jeep Cherokee 4xe 1978
Lançado originalmente no ano de 1974, o Cherokee foi homenageado pela Jeep através de uma combinação entre um modelo de 1978 e o Wrangler Rubicon 4xe 2022. Apesar da carroceria original ter sido bastante modificada, uma pintura externa traz um tema clássico dos anos 1970.
Quem move o Cherokee 4xe é um conjunto de dois motores elétricos aliados ao propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha. Ele conta com até 380 cv e 65 kgfm. Há também uma transmissão automática de oito velocidades e uma tração 4×4, obviamente.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe
O principal diferencial do modelo fica por conta da pintura especial em tom magenta, devido ao sucesso da edição limitada que estreou na linha 2021 do SUV. As rodas de 17 polegadas passam a ser equipadas com pneus off-road de 37 polegadas.
No interior também há modificações, como os bancos de couro com detalhes em magenta e o painel de couro preto que tem uma guarnição do tipo zíper, para esconder uma camada de veludo rosa por baixo.
O conjunto mecânico é o mesmo do modelo convencional e do Cherokee mencionado anteriormente. Combinados os motores elétricos e o 2.0 turbo atingem até 380 cv e 65 kgfm. A transmissão automática tem oito velocidades.
Jeep Grand Wagoneer Overland
O grande SUV de sete lugares (na versão convencional) da Jeep traz sob o capô, um novo motor Hurricane 3.0 Biturbo, que rende até 510 cv e 69 kgfm. Contudo, o que mais atrai olhares é a barraca customizada que é fixada no teto do modelo. Além de ser espaçosa, ela abre em somente 10 segundos.
Para essa proposta o interior também foi remodelado, incluindo agora um revestimento igual ao de picapes no assoalho. Essa modificação tem em mente que os passageiros podem precisar se abrigar no interior do veículo no meio de uma tempestade ou até mesmo trocar suas roupas sujas.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure
O protótipo se baseia na cabine aberta que o Wrangler híbrido plug-in possui, mas com detalhes e equipamentos exclusivos. Para o off-road há um kit de suspensão elevado em 5 cm, com amortecedores Bilstein de alto desempenho.
Na dianteira o modelo traz uma proteção tubular customizada bem na frente da característica grade com sete fendas da montadora americana. Interessante é poder dobrá-la para formar um banco que acomoda duas pessoas.
Um guincho Warn também foi adicionado ao SUV, assim como barras de LED e iluminação do solo (chamada de rock lights) posicionadas nos quatro quantos do veículo off-road. Estribos laterais também fazem parte deste pacote.
Jeep Gladiator Rubicon Sideburn
Na versão conceitual da Gladiator, a motorização é a já conhecida no modelo convencional. Ou seja, trata-se do 3.6 V6 Pentastar que alcança até 284 cv e 35,4 kgfm. Esse motor trabalha em conjunto com a transmissão automática convencional de oito velocidades.
O conceito baseado na picape também traz suspensão elevada em 5 cm e amortecedores Bilstein. Já as rodas são de 17 polegadas e contemplam pneus de 37 polegadas. Na dianteira há cabos fixados das presilhas do capô até a região inferior do para-brisas, direcionando galhos e arbustos para cima e para fora da linha do teto.
Na caçamba a Jeep instalou um Santo Antônio esportivo feito em fibra de carbono e aço. Ele conta, por exemplo, com prateleiras com amarrações para pontos de armazenagem portáteis. E cada um deles pode ser protegido e trancado por oito laços de amarração à disposição.
A picape off-road conta ainda com um painel de instrumentos customizado, que exibe um mapa topográfico em 3D do cenário de Moab.
>> Flagra: Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido roda em testes no Brasil
>> Prestes a ganhar versão Longitude, Jeep Commander encarece