Na semana passada, Christina Rocha precisou ser chamada para acalmar o conflito da Stellantis. A Alfa Romeo está extremamente irritada e infeliz com a decisão do grupo em lançar o Dodge Hornet nos EUA como um modelo que pouco difere do Tonale. Só que enquanto a marca italiana chora as pitangas, os sindicatos locais comemoram.
Segundo informações do , a intenção da Dodge é vender 30 mil Hornet em seu primeiro ano de vida somente nos EUA. Globalmente a demanda deve ficar em algo entre 70 mil a 80 mil unidades em seus primeiros 365 dias de vendas. Isso parece uma boa notícia somente para a Dodge, certo? Mas a Alfa Romeo também se beneficiará.
Isso porque Alfa Romeo Tonale e Dodge Hornet são produzidos na Itália, na fábrica de Pomigliano. Hoje a planta tem capacidade para produzir 100 mil SUVs por ano e somente o volume do Dodge fará com que a linha de produção aumente em 25%. Além disso, será necessário abrir um segundo turno para dar conta da demanda.
Hoje a fábrica trabalha em apenas um turno para atender a demanda pelo Alfa Romeo Tonale. Com isso, haverá mais espaço para novos trabalhadores, maior tempo de atividade da linha de produção e mais carros sendo fabricados todos os dias por lá. É um jogo em que todos ganham, menos a Alfa Romeo nos EUA.
Isso porque o Tonale deveria ser o modelo que salvaria a marca italiana no concorridíssimo mercado norte-americano. As vendas de Giulia e Stelvio são fracas por lá e o novo SUV compacto poderia ser a tão importante porta de entrada para novos clientes. Só que com o Dodge Hornet custando menos e tendo mais potência, para que alguém vai pegar o Alfa?
Corações italianos
Ambos dividem os mesmos motores 2.0 quatro cilindros turbo e 1.3 turbo híbrido. Só que a Dodge adicionou alguns cavalos a mais ao Hornet, entregando 265 cv na versão 2.0 contra 256 do Tonale. Além disso, há um sistema que entrega 25 cv extras por alguns segundos.
Já o híbrido, que usa o mesmo motor do Jeep Compass 4Xe, tem 285 cv no Dodge contra 271 cv no Alfa Romeo. Vale lembrar que o Jeep híbrido ainda não é vendido nos EUA, mas apresenta 240 cv – ou seja, não brigaria diretamente com os primos. Para sorte da Alfa Romeo, a Dodge não venderá o Hornet na Europa, mantendo o Tonale exclusivo.
>>Chama a Christina Rocha: Alfa Romeo está pistola com a Dodge
>>Jeep Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi Q3