No dia do aniversário de 80 anos, o Autódromo de Interlagos ganhou um presente, um mural que retrata um instante icônico do piloto no Ayrton Senna no pódio após sua primeira vitória na pista, construída em 1940. A obra é de autoria do conceituado muralista Eduardo Kobra.
O lançamento virtual aconteceu agora, às 17h, por meio de uma live nas páginas oficiais do piloto Ayrton Senna no Facebook e mostrou, em detalhes, a arte que tem 27 metros de altura e 10 metros de largura.
Concluído em março, o mural – localizado no início da reta principal do Autódromo – homenageia o ex-piloto, falecido no dia 1 de maio de 1994, que fez história subindo ao topo do pódio da Fórmula 1 em 1991 e 1993.
Para quem não sabe, Senna é fonte de inspiração pára Kobra. O piloto brasileiro é o personagem que mais aparece nas obras do artista urbano. No total, são 11 murais, além de uma tela, de pequeno, médio e grande porte, o último deles no autódromo de Ímola, na Itália.
“Cheguei a pensar em suspender tudo, devido a essa terrível pandemia que acontece no mundo inteiro, mas achei que Senna, com seu exemplo de resiliência, é um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este. Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória”, diz Kobra.
Veja mais:
>> Autódromo de Interlagos comemora 80 anos
>> Volvo XC60 R-Design: 407 cv ‘decolando’ em Interlagos
>> Porsche 718 Boxster GTS: veja qual tempo o roadster cravou em Interlagos