A cada nova geração, o Hyundai Santa Fe gosta de fazer mudanças radicais em seu visual. O primeiro modelo era um Tucson gigante, enquanto da segunda até a quarta geração, ele adotava um estilo de SUV urbano com linhas bem arredondadas. Rompendo com seu passado, o Santa Fe 2025 virou um tijolo sobre rodas bem no estilo Land Rover Defender.
Parte da nova linguagem visual da Hyundai, que influenciará a reestilização do Creta para o Brasil, o novo Santa Fe abusa dos elementos em H. A ideia é construir uma unidade visual forte que o identifique com a Hyundai sem a necessidade de que o logotipo tenha de ser visto – algo que só a terceira geração conseguia fazer.
A frente traz faróis com LED diurno em H. Como há uma barra luminosa ligando as duas partes, forma-se outro H na dianteira. O terceiro elemento com a inicial da Hyundai está no para-choque por conta das entradas de ar. O logotipo fica no capô, como tem se tornado mais corriqueiro nos últimos modelos da marca sul-coreana.
Verdadeiramente quadrado, o novo Santa Fe 2025 tem capô reto, frente vertical e até os para-lamas adotam linhas com mais quinas – nesse caso, até lembrando os Jeep. Não dá para julgar àqueles que, de lateral, confundirão o novo SUV da Hyundai com o . O perfil é muito semelhante, especialmente a linha de janelas e de cintura.
Complexo de HB20
Atrás, como não poderia deixar de ser, a Hyundai foi polêmica. As lanternas ficam bem baixas, sendo instaladas na base do porta-malas. Com isso, o nome Santa Fe foi grafado com letras gigantescas no meio da tampa, enquanto o logotipo fica próximo ao vidro. Como no HB20, a luz de seta está no para-choque, enquanto a de ré está mais baixa ainda.
A cabine teve apenas uma foto revelada, mas a Hyundai promete que o interior do novo Santa Fe será amplamente espaçoso, tendo a terceira fileira como referência na categoria. O painel é bem reto, com linhas horizontalizadas que marcam bem o estilo dos carros mais modernos. Uma larga faixa de couro ajuda a dar sofisticação.
Temos ainda telas curvas para compor o painel de instrumentos digital e a central multimídia. Apesar do ambiente moderno, felizmente a Hyundai manteve comandos físicos separados para controlar o ar-condicionado. Console central alto com espaço para dois carregadores por indução e mais uma área extra para bolsas mostra a versatilidade do SUV.
Mistérios mecânicos
A Hyundai não falou nada sobre os motores que o novo Santa Fe terá. As imagens mostram apenas um logotipo 2.5T, indicando que o motor 2.5 quatro cilindros turbo de 277 cv pode aparecer no modelo. É esperado também que ele conte com motor 1.6 quatro cilindros turbo associado a um par de motores elétricos nas versão híbrida.
A ser lançado no próximo mês na Coreia do Sul, o novo Hyundai Santa Fe será um modelo global com vendas confirmadas na Europa e nos EUA. No Brasil, sua presença ainda é dúvida. Contudo, dado o recente histórico da linha de importados da Hyundai, é capaz dele ser vendido por aqui só quando sair de linha no exterior.
>>5 carros legais da Hyundai que precisam vir ao Brasil
>>Hyundai Creta fica mais caro no Brasil, menos na versão Action