Com o mercado de hatches subcompactos bastante fraco no Brasil, tendo apenas Fiat Mobi e Renault Kwid como representantes, dificilmente outras marcas se arriscam no segmento. Só que a Hyundai tem uma alternativa para essa categoria na Índia e na Europa. Influenciado pelo HB20 2023, o novo Hyundai Grand i10 Nios e seu irmão sedã Aura mudaram de visual.
A reestilização, apresentada somente para a Índia, marco mudanças de estilo bem mais sutis do que as do HB20 2023 no Brasil – só que há clara influência do modelo brasileiro. Prova disso é que o Grand i10 Nios agora tem lanternas traseiras conectadas estilo ciclope tal qual o hatch vendido por aqui.
Contudo, ao contrário do novo HB20, o Grand i10 Nios tem toda a porção central da lanterna que acende. Além disso, a seta está no lugar certo – na lanterna – ao invés do para-choque como no Hyundai do Brasil. O hatch subcompacto ganhou também nova dianteira com para-choque modificado, grade frontal maior e luz de LED que lembra o logo da Mercedes.
Mini HB20S
A reestilização trouxe também maior diferenciação visual entre o Grand i10 Nios e o sedã subcompacto Aura. A frente do três volumes ficou mais parecida com a do HB20 2023, adorando grade frontal trapezoidal que ocupa todo o para-choque e uma segunda grade conectando os faróis. A luz de LED fica na ponta do para-choque e parece escorrida.
Na traseira não há lanternas conectadas como no , mas o Hyundai Aura traz agora um aerofólio para deixar o visual mais esportivo. Ironicamente, o motor mais potente da dupla foi descontinuado. Para a Índia, a Hyundai deixa de oferecer o 1.0 T-GDi três cilindros turbo que está no HB20 2023 brasileiro e também no Creta.
Por lá, o modelo é oferecido agora somente com motor 1.2 três cilindros aspirado de 83 cv e 11,6 kgfm de torque na versão gasolina. Com GNV de fábrica, os subcompactos da Hyundai baixam a cavalaria para 69 cv e 9,7 kgfm. Há opção de câmbio automático de quatro marchas ou automático de cinco marchas.
Preços ainda não foram anunciados, prometendo apenas que o Grand i10 Nios vai partir de 600 mil rúpias – algo em torno de R$ 38 mil. Só que não há qualquer chance de venda no Brasil.
>>Carros da BYD e Hyundai terão Fortnite na multimídia