É fato que a Hyundai quer preencher cada mínimo espaço que há no mercado com SUVs. Prova disso é que ela testa um novo modelo subcompacto para aumentar a família já composta por Venue e Casper. O flagra indica um estilo de mini Creta, mas será que finalmente teremos um Hyundai para brigar com o e ocupar o lugar do HB20X?
Ainda há pouca informação sobre o novo SUV subcompacto, apenas que ele terá porte entre 3,70 m e 3,90 m. Ou seja, ficará entre os 3,60 m do Casper e os 4,04 m do Venue. Isso fará do modelo um SUV menor até que o HB20, que tem 4,01 m de comprimento. A plataforma, contudo, deverá ser a K2, evolução da PB usada no HB20 e no Creta.
Esteticamente, parece um Mini Creta pelos flagras feitos na Coreia do Sul. A junção das janelas laterais com o para-brisa e a carroceria mais quadrada são típicas do SUV compacto vendido no Brasil. Nas imagens é possível ver a luz diurna de LED formada por pequenos pontos luminosos e separada dos faróis principais halógenos, que estão no para-choque.
Na traseira, o modelo aparenta ter lanternas baixas, com desenho do LED em C virado para baixo. O vidro traseiro é pouco inclinado para aproveitar ao máximo o espaço interno. As caixas de roda serão recheadas de plástico preto para dar uma aparência mais robusta ao mini Creta.
Motor de Creta e HB20
A parte mecânica será compartilhada com Creta e HB20. O novo SUV subcompacto terá motor 1.0 TGD-i três cilindros turbo, mas com acerto para apenas 100 cv contra 120 cv dos modelos brasileiros. Ele contará ainda com uma versão 1.2 aspirada com opção de gás natural. Variante híbrida também é esperada.
Ainda não há pistas de qual mercado receberá o mini Creta. Lembrando que o Venue é vendido na Índia, Coreia do Sul e nos EUA, enquanto o Casper ficou apenas para a Coreia do Sul. Será que o novo modelo será global ou para países emergentes como é o caso do Creta?
>>Novos BMW X5 e X6 mudam discretamente e ficam mais potentes
>>TikTok que ensina a roubar carros da Hyundai e Kia gera recall