O Hyundai Ioniq 5 N, nova versão esportiva do elétrico, foi revelado antes de sua estreia pública no Goodwood Festival of Speed, também conhecido como Festival de Goodwood por aqui. Esse modelo promete ser mais voltado para a experiência ao volante do motorista, diferentemente de qualquer um de seus concorrentes elétricos e tem como objetivo ser tão divertido de dirigir quanto os modelos da marca N alimentados por combustão.
Da mesma forma que o Ioniq 5 regular, o novo Ioniq 5 N é baseado na Plataforma de Módulo Global Elétrico da marca e utiliza a experiência adquirida pela Hyundai por meio dos protótipos RM20e, RN22e e N Vision 74. Ele conta com uma bateria ampliada de 84 kWh e motores elétricos revisados, tanto na frente quanto atrás. O motor dianteiro entrega 225 cv, o motor traseiro possui 383 cv e a combinação dos dois produz 609 cv, embora esse número possa chegar a até 650 cv no modo Boost, fornecendo ao carro ainda mais potência do que o Kia EV6 GT.
Esses números permitem que o Ioniq 5 N acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcance uma velocidade máxima de 260 km/h. No entanto, como em outros produtos da linha N, o apelo prometido do Ioniq 5 N não está em seus números de desempenho. Em vez disso, seu diferencial está na maneira como ele envolve o motorista.
Para começar, a estrutura do corpo apresenta 42 pontos adicionais de solda e 2,1 metros adicionais de adesivos para melhorar a rigidez. A Hyundai também reforçou a coluna de direção e desenvolveu um sistema conhecido como N Pedal. Essa função de software utiliza tecnologia semelhante ao sistema de frenagem regenerativa i-Pedal e melhora a entrada nas curvas e aumenta a sensibilidade do acelerador.
O sistema de Distribuição de Torque N também é uma novidade, fornecendo distribuição de torque total variável na frente e atrás, ajustável em 11 níveis. Além disso, há um otimizador de derrapagem N com uma função integrada de controle de torque, que permite ao motorista simular a ação da embreagem em carros de tração traseira com motores a combustão.
As melhorias não param por aí. A Hyundai equipou o Ioniq 5 N com freios mais potentes, compostos por discos dianteiros de 400 mm com pinças de quatro pistões e discos traseiros de 360 mm. O poder do sistema de frenagem regenerativa também foi aprimorado e sozinho pode fornecer uma força de desaceleração de 0,6 G.
A marca coreana também afirma que há uma transição imperceptível entre os freios regenerativos e os freios hidráulicos. Um modo N Race permite que os motoristas escolham entre as configurações Endurance e Sprint. O primeiro reduz a potência máxima para sessões mais longas na pista, enquanto o segundo prioriza a potência máxima.
O esportivo também conta com o N e-shift e N Active Sound+. O primeiro desses sistemas simula a transmissão de embreagem dupla de oito velocidades dos carros N movidos a combustível da Hyundai, controlando a saída de torque do motor e simulando a sensação de solavanco ao trocar de marcha. A função N Active Sound+ utiliza oito alto-falantes internos e dois externos com um perfil sonoro Ignition para imitar o som do motor turbo de quatro cilindros de 2.0 litros do Hyundai N. Existe outras duas opções de sons: uma chamada Evolution, com um som semelhante ao RN22e, e um tema Supersônico inspirado em jatos de combate de dois motores.
Várias alterações visuais também foram feitas no carro. Por exemplo, ele é 20 mm mais baixo, 50 mm mais largo e 80 mm mais longo. A dianteira se destaca imediatamente com uma nova saia e saídas de ar, enquanto na traseira há um aerofólio exclusivo, um difusor pronunciado, uma luz de freio triangular e, ao contrário do Ioniq 5 padrão, um limpador de vidro traseiro. Um conjunto de rodas de alumínio forjado de 21 polegadas vem como padrão e está equipado com pneus Pirelli P Zero 275/35.
O interior também é bastante diferente. Um volante completamente novo chama imediatamente a atenção e inclui vários botões N, incluindo o botão N Grin Boost. O carro também possui novas borboletas de metal para o sistema de frenagem regenerativa, enquanto o console central agora possui apoios para os joelhos e panturrilhas para corridas em pista. Os bancos N bucket também são padrão e pedais esportivos foram instalados.
>> Airbags da Takata causam a morte de mais uma pessoa
>> SUV subcompacto da Hyundai estreia por R$ 35 mil na Índia