O Hyundai Creta pode até ter um visual polêmico, mas as boas vendas justificam o investimento em novas variantes, já que o SUV compacto é um dos principais produtos globais da empresa. Por isso, a versão elétrica do modelo já está sendo planejada e deve ser revelada em 2024, para entrar em produção no começo de 2025.
Ao menos esta é a previsão do site , que apurou que o Creta elétrico já está em desenvolvimento. De acordo com o site, a versão eletrificada do SUV deve começar a ser produzida no fim de 2024, para que o estoque seja feito. A apresentação para o público, no entanto, ficaria para o ano seguinte, quando de fato as vendas começariam.
O plano da Hyundai é aumentar a produção de seus elétricos na Índia, já que o governo tem estimulado a fabricação de carros movidos a eletricidade no país. Dessa forma, faria sentido para a montadora investir na fábrica indiana, já que os custos de produção seriam menores.
Só que, o Hyundai Creta elétrico não terá uma plataforma voltada apenas para carros elétricos. Na realidade, a fabricante coreana vai utilizar a base criada originalmente para modelos a combustão, fazendo as adaptações necessárias. Isso também reduz os custos, mas pode resultar em um modelo menos eficiente, por conta das limitações da plataforma para receber as baterias.
No entanto, o objetivo da empresa é que o SUV fosse uma opção mais acessível. Seu posicionamento seria abaixo do Kona EV e do Ioniq 5, que nasceram elétricos. A meta da empresa é vender 20 mil unidades do Creta elétrico na Índia, número modesto para o mercado. Mas o SUV deve ser exportado para outros mercados, o que certamente aumentaria o volume de vendas. Brasil? Pouco provável.
>> Hyundai é acusada de ter trabalho infantil em fábrica
>> Velho Hyundai Creta Action segue vivo e ganha linha 2023
>> Hyundai HB20S é mais um mini Corolla que o Yaris | Avaliação