Enquanto a grande maioria das montadoras aposta fortemente em uma frota de veículos 100% elétrica, Hyundai e Toyota acreditam que há espaço para o carro a hidrogênio. Só que a marca sul-coreana e fabricante do HB20 tem uma abordagem bem curiosa sobre isso: ela vai usar coco para produzir hidrogênio.
Anunciado durante a CES, o programa da Hyundai para produção de hidrogênio usará dois métodos. O primeiro, chamado de Waste-to-Hydrogen usa resíduo orgânico como restos de comida, além de coco de animais e humanos para produzir biogás. Com ele, a Hyundai faz a extração do dióxido de carbono e produz hidrogênio.
Além disso, há também o processo Plastic-to-Hydrogen, no qual a marca usa plásticos que não podem ser reciclados por derretimento, os gaseificando para depois separar os elementos de hidrogênio que serão resultantes da transformação. Em ambos os casos, a produção de hidrogênio usa recursos que seriam transformados em lixo.
Para a Hyundai, o hidrogênio “é parte fundamental do mapa de sustentabilidade da Hyundai como uma fonte de energia limpa”. Ou seja, a marca tem real intenção de transformar o combustível em uma alternativa de futuro para além dos modelos puramente elétricos que hoje vende.
A grande vantagem de carros a hidrogênio, como o Hyundai Nexo comercializado em alguns países e o Toyota Mirai é que o carro limpa o meio ambiente. Ele puxa ar poluído para fechar o processo de produção de energia pelo hidrogênio e tem como resultado a produção de água potável pura no escapamento. Ou seja, quanto mais roda, mais despolui o ambiente.
Você teria um carro movido a hidrogênio? Conte nos comentários.
.
>>Novo visual do Creta é confirmado em arte
>>Kia e Hyundai encontram solução contra roubos dos carros
>>Novo Hyundai Creta tem primeiras imagens oficiais reveladas