De 1998 a 2021, existia apenas um Honda HR-V no mundo. O modelo como todos conhecemos era vendido globalmente com mesmo visual, mas trazia algumas variantes extras por aí com nomes diferentes. Só que desde que a nova geração estreou, a Honda decidiu que o nome HR-V poderia ser usado em três carros totalmente diferentes.
Tudo começou com o Honda HR-V europeu, que é idêntico ao modelo vendido no Brasil. No Japão e na China, ele é vendido com o nome de Vezel – algo que já acontecia na geração anterior. Só que os americanos começaram a confusão, nomeando o ZR-V como HR-V, visto que o SUV do Fit deixou de ser oferecido por lá em favor do modelo derivado do Civic.
Agora, para acrescentar ainda mais confusão à família, a Honda da China revelou o novo HR-V. Esse SUV, na realidade, é o ZR-V, mas com um visual totalmente diferente da versão americana, que será vendida no Brasil ainda neste ano. Vale lembrar que lá na China a Honda conta com duas sócias: Dongfeng e GAC.
Por conta dessa dupla de parceiros, a Honda sempre vende um modelo internacional e um equivalente na China. Assim, por lá temos Civic e Integra atuando no mesmo segmento, CR-V e Breeze, UR-V e Avancier, Vezel e XR-V e agora ZR-V e HR-V. Vale lembrar ainda que o HR-V brasileiro tem versões elétricas chamadas de E:NS1 e E:NP1.
ZR-V com tempero de HR-V
Em relação ao ZR-V americano que será vendido no Brasil, o novo Honda HR-V chinês traz dianteira mais ousada. A grade frontal triste do modelo americano é trocada por uma peça retangular, a qual traz LEDs diurnos que conectam os faróis ao H da Honda. O para-choque é mais esportivo, com entrada de ar central trapezoidal e dois elementos em C.
Na traseira, as lanternas passaram a ser conectadas como no HR-V brasileiro. Isso fez com que o visual do modelo ficasse mais Honda e menos Acura. O para-choque traz saída dupla de escape e uma área em cinza para dar esportividade. Imagens do interior não foram reveladas, mas é possível que seja idêntico ao do ZR-V.
A Honda China também não falou sobre mecânica, mas as imagens revelam o logotipo e:HEV. Nesse caso, é praticamente certo que o HR-V chinês usa o mesmo vendido no Brasil e que estará no ZR-V quando chegar ao nosso país este ano.
O sistema da Honda combina motor 2.0 quatro cilindros aspirado a um elétrico. O 2.0 entrega 143 cv e 19,1 kgfm de torque e não impulsiona o carro (só em situações bem específicas). O que o movimenta é o elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Não é divulgada a força combinada.
>>Toyota Corolla Hybrid vs Honda Civic e:HEV na ficha técnica
>>Honda apresenta ZR-V Mugen com acessórios que nunca virão ao Brasil