A Honda CBR 600RR está de volta para acelerar o coração dos apaixonados por motos esportivas. Depois de ter deixado as lojas de diversos países em 2017, o modelo retornará ao mercado internacional em 2024, ganhando uma nova geração com diversas novidades.
Inspirada na RC 211V, o primeiro protótipo da Honda com motor de quatro tempos para a MotoGP, a CBR 600RR foi lançada em 2003 com a proposta de ser uma superesportiva para as ruas.
No entanto, com o passar do tempo, a concorrência e as mudanças na indústria levaram a CBR 600RR a perder seu lugar nas linhas de produção, principalmente diante do aumento da demanda por motos nakeds e adventure.
Novidades Honda CBR 600RR
Contudo, recentemente houve um ressurgimento das médias esportivas na Ásia, o que impulsionou o relançamento da moto no Japão e na Tailândia em 2021. E agora é a vez da Europa receber novamente a esportiva.
A nova CBR 600RR 2024 chega com uma eletrônica e aerodinâmica de última geração. A motocicleta continua sendo impulsionada pelo motor de quatro cilindros em linha de 599 cc, que entrega 120 cv a 14.250 rpm, porém agora está equipada com embreagem assistida e deslizante e quickshifter de série.
O novo pacote eletrônico é derivado do utilizado na CBR 1000RR-R Fireblade e inclui recursos como controle Throttle By Wire, Controle de Tração (HSTC) com 9 níveis, Controle de Empinadas, Rear Lift Control e ABS atuante em curvas. Tudo isso é monitorado por um moderno painel TFT.
Em relação ao chassi, a nova CBR 600RR conta com uma estrutura de alumínio de longarina dupla, braço oscilante também em alumínio, garfo Big Piston USD de 41 mm e um monoamortecedor traseiro Unit Pro-Link, ambos da renomada marca Showa.
Na Europa, a moto vai ser vendida nas cores Matt Ballistic Black Metallic e Grand Prix Red HRC TriColour (preto e vermelho). No entanto, o preço ainda não foi divulgado.
Apesar de voltar a ser vendida na Europa, é bastante improvável que a nova Honda CBR 600RR venha para o Brasil. Acontece que a esportiva pode não se adequar às normas de emissão daqui, o que exigiria algumas modificações. Além disso, a marca japonesa oferece a CBR 650R por aqui, que já representa este segmento no mercado nacional.
O que achou da nova CBR 600RR? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Toyota Hilux 2024 ganha motor híbrido na Europa