De uma só tacada, a Honda apresentou sua linha renovada de SUVs para a Europa. E o mais interessante é que HR-V, ZR-V e CR-V trazem todos os níveis possíveis de eletrificação disponíveis nos carros hoje em dia. Vale lembrar que o trio será vendido no Brasil, mas em configurações diferentes.
HR-V elétrico
Apesar de ser o modelo de entrada do trio, o Honda HR-V elétrico representa o nível máximo de eletrificação pelo qual um carro pode passar. Trocando de nome para e:Ny1, o modelo é igual aos chineses e:NS1 e e:NP1, mas pode chamar de Honda HR-V elétrico mesmo.
A Honda diz que o e:Ny1 não é simplesmente uma conversão do HR-V em um carro elétrico como acontece com modelos como Peugeot 208 quando vira e-208 ou no Mercedes-Benz GLB transformado em EQB. A marca afirma que sua base é a e:N Architecture F e que usa 47% de aços de ultra-alta resistência, além de elementos aerodinâmicos na base.
Os motores 1.5 saem de cena em favor de um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,7 kgfm de torque. As baterias são grandes, de 68,8 kWh e que ficam aparentes pela lateral do carro, como fica evidente pela foto de divulgação mostrada pela Honda. A autonomia, contudo, é chamativa: 412 km com carga completa.
Visualmente ele traz para-choques exclusivos na frente e na traseira. O logo H da Honda é descartado na traseira em favor do nome da marca em letras garrafais. Já a cabine tem painel de instrumentos totalmente digital em uma tela flutuante, central multimídia vertical estilo RAM 1500 e manopla de câmbio do Civic híbrido.
ZR-V com coração de Civic
Por falar em Civic, o Honda ZR-V foi apresentado para o mercado europeu exatamente como virá ao Brasil. Por lá, o modelo usa o mesmo que usa um motor 2.0 quatro cilindros como gerador de energia para o sistema elétrico de dois motores. Como resultado, são 184 cv e 32,2 kgfm de torque.
Sendo o verdadeiro SUV do Civic, o Honda ZR-V traz interior com diversas peças compartilhadas com o sedan médio. Por fora, ele tem opção de grade frontal com filetes verticais ou estilo colmeia. Faróis e lanternas do modelo europeu são um pouco diferentes das usadas no modelo americano, assim como o para-choque traseiro.
Grande meio termo
Maior SUV da Honda na Europa, o novo CR-V também será vendido no Brasil em breve e em versão híbrida. Mas o interessante é que ele faz uma ponte entre os sistemas eletrificados do HR-V / e:Ny1 e o ZR-V. Para a Europa, o Honda CR-V contará com sistema híbrido e:HEV e também com o híbrido plug-in.
A Honda não especificou os números de potência e torque das duas versões, mas é provável que o CR-V e:HEV tenha os mesmos 184 cv e 32,2 kgfm do ZR-V e:HEV e do Civic e:HEV. Já a versão híbrida plug-in será mais potente e poderá rodar até 82 km somente na eletricidade. Uma carga completa é feita em duas horas e meia em carregadores rápidos.
Esteticamente, o Honda HR-V europeu traz grade frontal com elementos 3D e acabamento em preto. Além disso, toda parte inferior da carroceria é pintada na mesma tonalidade do restante do carro – mesmo recurso usado pela Jeep no Commander Overland e no Compass S.
Lançamento no Brasil
A data de lançamento do ZR-V e:HEV no Brasil ainda não está definida, mas acontecerá neste ano. Já o CR-V ainda vai demorar a chegar e não foi ainda divulgado se virá com sistema e:HEV ou híbrido plug-in, como o apresentado na Europa. Já o Honda HR-V elétrico não está nos planos da marca japonesa para o nosso país.
>>Honda Civic híbrido, mas pode chamar de Accordzinho | Avaliação
>>Honda apresenta ZR-V Mugen com acessórios que nunca virão ao Brasil