Em geral a Honda é muito discreta quanto à sua estratégia de lançamentos. A marca costuma sempre dizer que “não comenta planos futuros”, mas para 2022, ela resolveu jogar com a carta aberta. A marca havia revelado toda a sua lista de lançamentos, deixando só um modelo incógnito. Mas o mistério acabou e o escolhido é o novo Accord.
Apresentado nos EUA em novembro do ano passado, o Honda Accord foi confirmado para o Brasil e chegará ao nosso mercado no segundo semestre. É bastante provável que ele seja o último lançamento da Honda nesse movimentado ano de 2022. Além do Civic híbrido lançado hoje, a marca já tem confirmado mais quatro modelos.
O próximo da lista deve ser o Honda ZR-V, o SUV médio da marca baseado no Civic e que concorrerá com o Toyota Corolla Cross. Depois, chega o Civic Type-R, versão esportiva e bem apimentada do modelo médio e que marcará o retorno do Civic hatch ao Brasil. Representando os SUVs, a Honda apostará no CR-V híbrido antes do Accord.
Sobriedade elétrica
Apesar de usar uma outra plataforma, Accord e CR-V trazem o mesmo sistema híbrido e:HEV, mais potente do que o do Civic híbrido. O conjunto elétrico que move os modelos entrega 207 cv e 34,1 kgfm de torque contra 184 cv e 32,1 kgfm o Civic e:HEV. O trio, contudo, usa o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado como gerador de energia.
Comparado à última geração vendida no Brasil, o Honda Accord 2024 ficou bem mais sóbrio e até careta. A frente traz faróis finos ligados à grade frontal, enquanto o para-choque exibe abertura de ar trapezoidal ligada a um friso cinza. O excesso de cromados da geração anterior foi embora.
Aliás, no novo Accord, há cromado só em parte da moldura das janelas. O perfil cupê do modelo foi mantido com a tampa do porta-malas em ângulo igual ao vidro. Mas as linhas gerais da carroceria foram contidas para deixá-lo mais elegante. As lanternas são conectadas e apresentam desenho elegante.
Tal qual antes, a cabine faz o Accord parecer um Civicão. O estilo é muito parecido, com as saídas de ar conectadas, central multimídia pendurada e o mesmo volante. Os comandos do ar-condicionado seguem o atual padrão da Honda que vai do City, passa pelo HR-V e chega até o sedã grande Accord.
Preços para o Brasil ainda não foram anunciados, mas espere que, quando o Accord chegar no segundo semestre, não custe menos de R$ 300 mil.
>>Honda lança ‘Biz’ elétrica e outras duas motos urbanas
>>Shineray mira em Honda e Yamaha com a nova Worker Cross 150
>>Honda aumenta preços de HR-V e City em até R$ 6.400