Fora da Europa, a Ford já desistiu de todo e qualquer tipo de carro que não seja um SUV ou uma picape. Isso torna a Maverick seu modelo de entrada para diversos mercados. Mas a Ford acredita que existe espaço para uma picape menor que ela para verdadeiramente atuar como modelo de entrada global. E nessa, a Ford Courier pode voltar.
Lá nos EUA a de certa maneira, substituiu o Fusion em questão de preço, ainda que Hau Thai-Tang, em entrevista à afirme categoricamente que não. “Notamos que os carros de passeio ficaram em um lugar comum e é difícil fazer dinheiro com eles. Então decidimos apostar nas nossas forças”, comenta o executivo.
Com a Maverick custando hoje a partir de US$ 20 mil, a marca do oval azul deixou desabastecido consumidores de Focus e Fiesta. O EcoSport até interpreta esse papel, mas ele custa o mesmo que a picape, por isso não deve durar mais muitos anos lá fora. E é por isso que a Ford quer apostar em mais picapes.
“No que somos bons? Picapes. O que precisamos? De um modelo de entrada barato para trazer os consumidores às nossas concessionárias pela primeira vez”, comenta Hau Thai-Tang. Ao ser questionado sobre a possibilidade de um modelo menor que a Maverick ele foi enfático: “talvez”.
Fiat influencer
É evidente que a inspiração para a criação da Maverick foi a . A picape Ford tem 5,07 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,74 m de altura. Já o modelo da Fiat tem 4,94 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,73 m de altura. Para ter um modelo competitivo abaixo da Maverick e que não a canibalize, é preciso mirar para outro modelo da Fiat, a Strada.
Com 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,60 m de altura, ela provou que há espaço para quatro pessoa e quatro portas. E é justamente nesse nicho que a Ford pode voltar a apostar com uma nova Courier. Uma picape com tamanho de sedã compacto nunca foi oferecida no mercado norte-americano, por isso seria um movimento bastante ousado.
As apostas são que essa nova Courier seja pensada para o Brasil e para a África do Sul, que já contaram com variantes picape do Fiesta no passado. Na África, no entanto, ela se chamava Bantam e tinha visual um pouco diferente da nossa Courier. É possível que o modelo se baseie em uma possível próxima geração do EcoSport ou surja a partir do SUV compacto Puma.
>>Ford Maverick Hybrid está à venda no Brasil pelo dobro da Fiat Toro diesel
>>Maverick chega ao Brasil em 2022 para brigar com a Fiat Toro
>>Exclusivo: Chery terá picape maior que a Fiat Toro em 2025