Em um novo momento no mercado, a Ford está começando a colher os frutos de sua mudança global de estratégia. Sem modelos de passeio praticamente, a marca enfrenta queda de 32,5% em suas vendas no primeiro semestre nos EUA quando comparado ao mesmo período no ano passado. Mas o que chama atenção é o caso dos irmãos Mustang.
A Ford conta com o cupê esportivo Mustang e com o SUV elétrico Mustang Mach E. Apesar de essencialmente serem carros absurdamente diferentes, carregam mesmo nome e influências de design. Porém a surpresa fica por conta das vendas do elétrico superando as do muscle-car em junho.
Pouco a pouco o Mustang tem perdido terreno nos EUA. Suas vendas caíram 50,5% em 2021 quando comparado aos seis primeiros meses do ano passado. Contudo, em junho ele teve 2.240 unidades emplacadas em todo o território estadunidense. Por outro lado, seu irmão Mach E conseguiu chegar a 2.465 novas garagens no mesmo mês.
Ambos, entretanto, venderam menos que o EcoSport, que não é considerado um sucesso por lá. O SUV compacto brasileiro, mas que ironicamente não é mais vendido por aqui, teve 3.520 unidades vendidas em junho. Tirando as picapes, que vendem como água, o Ford mais vendido dos EUA foi o Bronco Sport com 8.355 unidades.
Ford na tomada
Notável o esforço da Ford na eletrificação de seus modelos. Tanto que 17.039 unidades da picape F-150 PowerBoost com motor híbrido foram vendidas durante os primeiros seis meses do ano. Some ao fato de que 45,9% das vendas do Escape são na versão Hybrid. Isso resulta em um crescimento de 117% nas vendas dos Ford eletrificados em um ano.
Por enquanto a Ford não oferece no Brasil nenhum tipo de carro híbrido ou elétrico. Os planos são para trazer o Escape Hybrid em breve para ocupar uma faixa de preço acima do Bronco Sport. Ou seja, beliscando os R$ 300 mil. Há chances também de o SUV elétrico Mustang Mach E pintar por aqui.
>>Mustang Mach 1 honra o legado dos muscle-cars | Impressões
>>Maverick FX4 pode ser a versão escolhida para o Brasil
>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação