O primeiro Ford Ka foi um projeto bastante revolucionário, do estilo ame ou odeie. Há quem curta o visual diferente do hatch, enquanto outros torcem o nariz. Sua dirigibilidade sempre foi um ponto forte, mas a falta de espaço interno e para as bagagens, além de só ter duas portas, afastou alguns possíveis compradores.
No entanto, a Ford quase corrigiu isso, mas não no hatch, e sim em versões sedã e perua. Nesta semana, a página uma foto de um protótipo em escala real do Ford Ka Sedan, feito na Alemanha. Embora haja poucas informações sobre o projeto, na realidade esta postagem foi feita inicialmente em fórum sérvio, o Garaza, com diversos outros carros que nunca foram lançados.
Entretanto, esta não foi a única vez em que a Ford quase lançou um Ka familiar. Em 1998, a montadora revelou o conceito Turin-G Ka, mostrado no Salão de Turim daquele ano. Tratava-se de uma perua Ka, com quatro portas, porta-malas de 400 litros e motor 1.7 Zetec de 125 cv, que na época era utilizado no esportivo Puma.
Pintado de amarelo, o conceito tinha um visual que mantinha o desenho básico do Ka, inclusive na traseira. Até mesmo as lanternas eram as mesmas, mas evidentemente a perua seria maior. Mesmo fazendo sucesso com o público, a Ford não aprovou a Ka perua e o projeto foi engavetado.
Ford Ka Sedan
Pelas imagens postadas no site da Sérvia, é possível deduzir, mas não afirmar, que a Ford alemã desenvolvia o Ka Sedan paralelamente ao projeto da perua. Inclusive, uma das fotos mostram a Ka Wagon com duas portas e as mesmas rodas do protótipo do Ka de três volumes.
Ao que parece, o Ford Ka Sedan na realidade era um protótipo em argila. O desenho também ficou bastante harmônico, e a lanterna traseira lembra a do VW Voyage G5, na primeira fase dele. Até um discreto aerofólio foi instalado no vidro traseiro, deixando o desenho mais equilibrado.
Em outra imagem, é possível ver um protótipo montado, mas sem acabamento interno. Nela, há uma foto das portas suicidas na traseira, mostrando que a marca do oval azul estudou diversas possibilidades para o modelo. O fato é que o Ka de primeira geração nunca ganhou uma outra opção de carroceria. Somente na terceira geração, começando aqui no Brasil, que o modelo foi ter uma versão sedã.
Acha que esses Ford Ka Sedan e Wagon fariam sucesso? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Ford Mustang é capado para poder ser vendido na Europa
>> Peugeot 208 agora fala “mamma mia” para ressuscitar a Lancia