Antes de se animar, saiba que a chance é zero de o novo Ford Focus 2022 ser importado para o Brasil. Apresentado na Europa, a quarta geração do hatch médio foi renovada após quatro anos de mercado com um claro objetivo: voltar a crescer nas vendas e atacar o Volkswagen Golf (e também o Peugeot 308).
Faz um certo tempo que o Focus deixou de ser o principal carro da Ford na Europa, passando esse papel para o SUV médio Kuga (vendido nos EUA como Escape). Apesar disso, ele segue com seu justo peso no portfólio da marca, por isso concentrou boa parte das novidades na parte tecnológica.
O novo Focus agora é equipado com sistema SYNC4, sendo o primeiro carro da Ford a trazer o sistema. Segundo a marca, ele é mais intuitivo, rápido e traz suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A tela agora tem 13,2 polegadas e incorporou o sistema de ar-condicionado, que agora é controlado pelo display.
Volta para a grade
Ponto de maior mudança estética está na dianteira do Focus 2022. O logotipo da Ford saiu do capô e voltou para a grade frontal, como não acontecia desde a geração anterior. Ela tem formato mais agressivo e ovalado. Cada versão tem um desenho interno diferente, sendo a ST com colmeias, Active com filetes verticais e Titanium ainda não revelada.
Faróis mais afilados deixam a dianteira mais agressiva. Eles são full-LED de série em todas as versões e trazem luz de neblina integrada. A Ford elevou o capô do novo Focus para dar uma aparência mais esportiva ao hatch médio. Na traseira, apenas mudanças sutis nas lanternas de LED e no para-choque.
Focus 1.0
De olho na eficiência energética, o Focus 2022 tem motor 1.0 três cilindros turbo com duas opções de potência: 125 cv e 155 cv. É impressionante pensar que um motor 1.0 tem mais potência que o 1.4 TSI (150 cv) da Volkswagen usado em diversos modelos aqui no Brasil. Segundo a Ford, esse motor pode chegar a 21 km/l de média.
Há como opção transmissão manual de seis marchas ou uma nova caixa de dupla embreagem com sete marchas e que promete não ter os mesmos problemas do PowerShift. Para os amantes do diesel, o Focus oferece motor 1.5 EcoBlue com 95 cv ou 120 cv. A transmissão também é manual de seis marchas ou automática tradicional com oito marchas.
No lado esportivo do Ford Focus, a versão ST é equipada com motor de Mustang. Trata-se do 2.3 quatro cilindros turbo EcoBoost de 280 cv. Há também uma versão ST diesel com motor 2.0 turbo de 190 cv.
>>Inédito Ford Equator Sport é o possível substituto do Territory
>>Ford apresenta seu primeiro Volkswagen rebatizado: volta da Autolatina?
>>Só com o C4 Cactus, Citroën vende mais que a Ford no Brasil