A Ford revelou mais informações da segunda geração do furgão/van Tourneo Custom, também conhecida como Transit Custom. O modelo foi apresentado em maio com as primeiras imagens da inédita versão elétrica, que estreia nesta geração. Agora, a Ford revelou mais detalhes até das versões a combustão da Tourneo/Transit Custom.
A nova geração se torna um concorrente ideal para os primos da Stellantis, como Citroën Jumpy, Peugeot Expert, Fiat Scudo e os nossos desconhecidos Opel Vivaro e Toyota ProAce. A Tourneo ainda teve mais imagens reveladas pela Ford que mostraram que a van conta com um design interno bem moderno. Destaque para a central multimídia com uma tela de 13 polegadas, junto de um quadro de instrumentos com tela digital.
As saídas de ar-condicionado contam com saídas de ar-condicionado retangulares e horizontais, enquanto o console central traz um porta-objetos. O volante possui um desenho com base superior e inferior achatada, com comandos multifuncionais. De acordo com a Ford, a nova geração ainda pode trazer sistema de som Bang&Olufsen de 14 alto-falantes e com um subwoofer.
Assim como ocorre com a Transit, a Ford vai oferecer o Ford Pro, que traz uma série de recursos de frota e uma central com atualizações over-the-air. A central ainda traz conexão com internet 5G. Existe até mesmo a opção de um teto solar panorâmico para as versões mais caras da nova geração. As versões de passageiros levam até nove ocupantes.
Conjuntos mecânicos
A Ford ainda apresentou novidades sobre a mecânica que utilizará na Tourneo. O motor elétrico desenvolve 217 cv e 31,2 kgfm é a grande novidade. Ele traz uma bateria de 74 kWh que oferece uma autonomia de 370 km. A recarga da bateria pode ser feita com um Wallbox de 11 kW em oito horas ou pode ser carregada em estações de recarga rápida de 120 kW, onde recupera 38 km em cinco minutos.
Destaque também para as versões híbridas. Ela traz o motor 2.5 Hybrid do Escape, que une o 2.5 com um motor elétrico. O motor 2.5 a gasolina e o elétrico desenvolvem 213 cv. O câmbio é um automático e-CVT. Contando com uma bateria de 11,8 kWh, ela permite que a Tourneo/Transit rode 50 km no modo elétrico. Ela ainda vem com opções de motor EcoBlue.
O EcoBlue, diesel, traz o motor 2.0 com três opções de potência: 136 cv, 150 cv ou 170 cv, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas. Esse motor é o mesmo usado pela nova geração da Ranger, especialmente na versão de 170 cv. Em alguns mercados, ela poderá ser vendida com opção de tração 4×4 e terá capacidade de reboque de até 2.500 kg.
Brasil?
Aqui no Brasil a chegada do comercial leve seria uma boa aposta da Ford, principalmente depois de ver a boa aceitação que a Transit tem recebido. Ter um modelo menor que a Transit colocaria a Ford com novas chances de explorar um perfil de consumidor que existe, como provam as vendas dos modelos da Citroën, Fiat e Peugeot. A produção poderia ocorrer no Uruguai ou na Argentina. Será que vem?
>>Fiat comemora morte do Ford Fiesta e torce pela do VW Polo
>>Rival do Ford Fusion, novo Arrizo 8 vaza em patentes no Brasil