Tal qual Ford Ranger e Volkswagen Amarok se tornaram uma só nessa nova geração, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton seguirão pelo mesmo caminho. Pode até ser que a Renault Alaskan também se junte à turma, mas todo trabalho de engenharia e desenvolvimento será liderado pela Mitsubishi – tal qual fez a Ford no projeto Ranger e Amarok.
Por conta disso, a nova L200 Triton será a primeira a chegar. Ela está programada para estrear no ano fiscal de 2022, ou seja, período que compreende de 1º de abril de 2022 até 31 de março de 2023. Contudo, dado o fato de que ela foi flagrada pelo pela primeira vez, ela só deve estrear em 2023 como modelo 2024.
Com isso, a nova Nissan Frontier (chamada de Navara em outros países ou NP300), deve ser lançada somente em 2024 ou no mais tardar 2025. Já a Renault Alaskan, se ganhar nova geração, surgirá entre 2025 e 2026. O motor diesel será compartilhado entre elas, mas nada dos atuais 2.3 da Frontier ou 2.4 da Triton: ambos abaixo dos 200 cv.
Hoje como o segmento de caminhonetes médias demanda pelo menos 200 cv nos motores diesel, a Aliança já trabalha em um novo quatro cilindros turbo para alimentar a L200 Triton 2024 e a Frontier 2025. Existe a chance de elas receberem motor V6 para bater de frente com Ranger e Amarok, mas um híbrido plug-in, como terá a nova Toyota Hilux, é bastante cotado.
Evolução da beleza
Como a Mitsubishi acertou em cheio o desenho da atual L200 Triton, a nova geração será apenas uma evolução ao invés de uma revolução. A frente ficará mais quadrada, com a porção superior dos faróis alinhada com a ponta superior da grade frontal. A abertura de ar, por sua vez, fica mais quadrada e parruda.
O bloco principal do farol será um retângulo no para-choque, tal qual o modelo atual. Para-lamas quadrados bem marcados se tornaram marca da atual Triton e serão mantidos na linha 2024. Já a traseira terá lanternas retangulares menores do que do modelo atual, mas vincos mais fortes na caçamba. A cabine terá acabamento de melhor qualidade e mais espaço.
>>L200 Triton Sport não merece estar onde está | Avaliação
>>Mitsubishi planeja mais um Pajero: é a volta do TR4?
>>Nissan desiste da lutar com RAM 1500 e de mais picapes além da Frontier