Quando a segunda geração do Hyundai HB20 foi lançada no Brasil em 2019, muitos falavam que o modelo receberia uma reestilização de emergência dada a polêmica visual. Dois anos depois e só agora o modelo reestilizado começa a ser testado para ser lançado como HB20 2023. E vai um alerta de spoiler: ele será ainda mais ousado do que antes.
Assim como o Auto+ foi o primeiro a flagrar a nova geração do Honda HR-V no Brasil, trazemos com exclusividade as primeiras imagens do novo HB20 em testes. O hatch compacto terá mudanças pesadas no visual, mas mantendo a ousadia do modelo atual, com direito a influencias diretas do Creta.
A dianteira será mais esportiva, com faróis mais próximos da grade frontal e formato mais retilíneo. A inspiração é o Hyundai i20 europeu, mas ainda mantendo os elementos espichados típicos do modelo brasileiro. A grade frontal ficará maior e terá elementos quadrados na parte interna.
Mas é a traseira que promete, de novo, causar controvérsias. A tampa do porta-malas será totalmente modificada, assim como as lanternas. O estilo invertido será mudado em favor de um layout mais horizontalizado e menor. Contudo, as setas migrarão para a parte inferior do para-choque, como fica evidente no flagra. Avistei elas de longe piscando bem na base.
O recurso já é usado por modelos da Kia como Sportage e Cerato, sendo alvo de reclamações pela posição que fica encoberta pelo capô de outros carros no trânsito. Além disso, por ser mais baixa, fica suscetível também a pequenas batidas. Com isso, ele terá lanternas divididas como no Creta.
Novo motor?
Mudanças mecânicas no Hyundai HB20 2023 não são esperadas. Ele seguirá equipado somente com motor 1.0 três cilindros em versões aspirada (80 cv e 10,2 kgfm) e turbo T-GDi (120 cv e 17,8 kgfm). Vale lembrar que as versões 1.6 saíram de linha recentemente.
Transmissão segue manual de cinco marchas para o modelo aspirado e manual de seis velocidades para o turbo. Câmbio automático de seis marchas aparece somente no modelo topo de linha. Com as alterações, o HB20 2023 deve passar de R$ 100 mil, mas poderá contar com piloto automático adaptativo e sistema de manutenção em faixa.
>>Hyundai Creta 1.0 turbo: a história do HB20 se repete | Avaliação
>>HB20X agrada bastante, mas não faz o menor sentido | Avaliação