O segmento de picapes vai ferver em 2023, especialmente por conta da Stellantis. Com intenção de liderar cada nicho, ela vai mexer até na rainha do Brasil, a Fiat Strada. Revelada antes da hora pela divisão argentina da marca, a Strada turbo foi flagrada em testes em Campinas, interior de São Paulo, por este que vos escreve.
Antes de avistar a câmera a flagrando indiscretamente, a Strada rodava tranquilamente. Mas ao notar as lentes, acelerou com o ímpeto que as versões 1.3 aspiradas não possuem. O ronco diferente também denunciou que ali debaixo do capô não estava o motor 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e 13,2 kgfm de torque.
A grande novidade para a linha 2024 será a chegada do motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Será a primeira única picape compacta do Brasil com motor turbo, algo que a Volkswagen poderia já ter feito na Saveiro, mas pode ter guardado na manga para a reestilização da caminhonete.
O motor é o mesmo usado por Pulse e Fastback, mas que também será empregado futuramente no Peugeot 208, 2008 e no Citroën C3 Aircross, podendo também chegar ao C3 normal. A transmissão automática do tipo CVT será a única possível para esse motor turbinado.
Com isso, as versões Volcano CVT e Ranch CVT da Fiat Strada devem trocar o motor 1.3 aspirado pelo novo turbo com câmbio CVT. É possível que a Volcano permaneça com opção de 1.3 aspirado e transmissão automática ou a Fiat disponibilize uma Freedom com esse conjunto mecânico.
A divisão argentina da marca diz que haverá uma redução e racionalização da gama de versões da Fiat Strada 2024. Agora é questão de tempo para o lançamento da picape turbo.
>>Mobi, Logan e Saveiro são únicos do Brasil sem versão automática
>>Saveiro 2024 terá para-choque diferente nas versões de entrada
>>Fiat Strada 2023 só tem a versão básica por menos de R$ 100 mil