O Fiat Argo, e outros modelos da marca italiana, vão ganhar em breve uma versão atualizada do motor Firefly. Um flagra feito pela equipe do Auto+ mostra que o Argo com o propulsor revisado já está em testes nas ruas, já que o modelo foi fotografado rodando em Belo Horizonte, e sem muitos disfarces.
Afinal, o visual do hatch seguirá o mesmo. Outro modelo que deve receber os motores Firefly atualizados é o Cronos, assim como o Fiorino e seu irmão Peugeot Partner Rapid. No caso da dupla de furgão, ela vai substituir o 1.4 Fire pelo 1.3 Firefly, que entrega até 107 cv com etanol atualmente.
Essa troca nos propulsores do furgão, juntamente com a atualização do motor Firefly 1.0 e 1.3 em Argo e Cronos (e possivelmente no Pulse e na Strada, além do Peugeot 208 e Citroën C3), será necessária para que esses modelos se enquadrem nas normas do Proconve L8, que entrará em vigor em 2025.
Motores Fiat no Proconve L8
A nova fase do programa de emissões vai exigir que as emissões sejam de 50 mg/km de gases orgânicos não metanos e óxidos de nitrogênio (Nmog + Nox). Atualmente, no Proconve L7, esse limite é de 80 mg/km. A diferença é que na nova etapa do programa, esse cálculo não será mais feito de maneira individual em cada carro, mas sim considerando a média de toda a gama da fabricante.
Dessa forma, um veículo que poluí menos consegue compensar os modelos mais poluentes. Essa norma de emissão vai durar até o fim de 2026. Em 2027, o limite médio cai para 40 mg/km, sendo reduzidos para 30 mg/km em 2029.
Com isso, ainda não se sabe quais alterações serão feitas pela Fiat nos motores Firefly para eles se enquadrarem nas novas regras. Pode ser que eles percam um pouco de potência, como aconteceu com o propulsor 1.3 quando o Proconve L7 entrou em vigor.
A estreia dos motores Firefly atualizados será na linha 2025 de Argo e Cronos, mas ainda não há uma data para o lançamento dela.
O que achou das mudanças da Fiat para os motores Firefly? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Netflix lançará série da vida sobre Ayrton Senna ainda em 2024
>> Ford Ka quase teve versões sedã e perua na primeira geração