Um recente flagra mostra testes de rodagem com o inédito SUV do Citroën C3 todo camuflado da montadora francesa. Programado para o Brasil, ele será baseado na atual geração do hatchback francês e já tem data de estreia definida pela Stellantis, ao menos para a Índia.
O Citroën C3 de nova geração chegou ao mercado brasileiro há pouco tempo, em agosto do ano passado, pouco depois de estrear na Índia. Todavia, essa não deve ser a única novidade no Brasil relacionada ao modelo. Isso porque um SUV baseado na mesma plataforma do hatchback deve estrear por aqui ainda em 2023, provavelmente no final do segundo semestre, enquanto lá fora a estreia virá em 27 de abril.
Citroën C3 Aircross
Apesar das semelhanças com o C3, um flagra obtido pelo site mostra que o design trará algumas diferenças importantes. Além disso, o C3 Aircross terá versões de cinco ou sete lugares para brigar com a Chevrolet Spin.
A dianteira parece permanecer com o sistema de iluminação dividido em três andares, mas a grade e o para-choque podem trazer um visual um pouco diferente do C3 hatch. Possivelmente os modelos serão muito semelhantes até a coluna C, porém com porta traseira maior para facilitar a entrada dos passageiros nos dois assentos adicionais.
O comprimento da carroceria também deve ficar maior, aumentando cerca de 15 cm a 20 cm (alcançando aproximadamente 4,20 m) para que haja espaço suficiente para o sexto e o sétimo banco. No interior somente pequenos detalhes devem ser alterados em relação ao hatch. Entretanto, de acordo com o site , alguns equipamentos não disponíveis no C3 provavelmente farão parte do Aircross.
O Citroën C3 indiano não possui alguns itens básicos oferecidos aqui no modelo brasileiro. Como exemplo podemos citar as rodas de liga-leve, câmera de ré, limpador e desembaçador traseiro, e até mesmo retrovisores com ajuste elétrico.
Motorização melhor
Logicamente, por conta das alterações, o C3 Aircross deverá ter um peso maior que o do hatchback, assim como um preço mais elevado. Por conta disso é possível que ele receba, além do motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm, o 1.0 turbo da Fiat (de 130 cv e 20,4 kgfm).
Como agora ambas as marcas fazem parte do grupo Stellantis, esse compartilhamento de projeto e conjunto mecânico é bem comum. Tanto é que as versões mais acessíveis do novo C3 são equipadas com o 1.0 Firefly da Fiat.
Já no mercado automotivo indiano, o novo SUV pode receber um propulsor 1.2 turbo à gasolina, o qual alcança 110 cv e 19,4 kgfm. Equipado com uma transmissão manual de seis velocidades, esse motor pode receber um reajuste para atender o modelo maior na Índia.
>> Flagra do Citroën C3 Aircross revela detalhes do interior
>> Citroën C3 Feel 1.6 é a melhor e a pior versão do hatch | Avaliação