A Fiat Strada não conseguiu um bom resultado no Latin NCAP. Avaliada na terceira rodada deste ano da organização, a picape mais vendida do Brasil só conseguiu uma estrela. E essa nota é válida tanto para o modelo de cabine dupla quanto para o de cabine simples, já que ambas foram testadas, além de também ser válida para a RAM 700, versão de exportação da Strada.
Segundo o Latin NCAP, o resultado foi obtido por conta da estrutura instável, dos airbags laterais, das diferenças dos assentos entre as versões de cabine simples e cabine dupla no impacto traseiro e à falta de sistemas de assistência à segurança.
O relatório aponta que a Strada com cabine simples obteve índice de 47,47% para o ocupante adulto, 22,08% para ocupante infantil, 40,23% em proteção para pedestres e 41,86% em sistemas de assistência à segurança. Já a cabine dupla foi pior na proteção para adulto (41,39%), mas se saiu melhor nos índices para crianças (52,96%) e assistência à segurança (48,84%). A proteção para pedestres é igual para as duas cabines.
Por mais que haja essa diferença entre os dois modelos, o Latin NCAP considera o pior resultado das duas versões para contabilizar a nota final, resultando na avaliação de apenas uma estrela para ambas.
Problemas
No impacto frontal, a Fiat Strada apresentou uma estrutura instável na área dos pés, enquanto que os airbags laterais não conseguiram proteger de maneira mais eficiente os ocupantes no teste lateral de poste. O relatório diz que o problema é que as bolsas infláveis tiveram acionamento incorreto e tamanho reduzido.
Já a proteção contra o efeito de chicotada na cervical foi boa no assento da cabine dupla, mas ruim na da cabine simples. O Latin NCAP se disse surpreendido pela diferença dos bancos dos dois modelos.
A proteção para crianças foi boa, mas a pontuação foi afetada pela falta de ancoragens e pela ausência da sinalização i-Size, que é o novo padrão, e também pela ausência da desativação do airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.
Por fim, a falta de aviso de cinto de segurança para o passageiro também influenciou no resultado. Sem contar que o órgão descontou pontos na proteção para pedestres por conta da falta de frenagem autônoma de emergência, sistemas de suporte de pista, de detecção de ponto cego e de sistemas de limitação de velocidade.
Posicionamento da Stellantis
Procurada pela equipe do Auto+, a Stellantis emitiu o seguinte posicionamento oficial:
“A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”
>> VW Nivus é 5 estrelas no Latin NCAP, Honda WR-V morreu com 1
>> Fiat Strada está prestes a só ter versões acima de R$ 100 mil