O Porsche Carrera GT já pode ser considerado um clássico, sendo famoso por seu motor V10 aspirado e por ter sido o carro do acidente do ator Paul Walker. Acontece que o supercarro tem enfrentado um problema que está deixando seus proprietários bastante irritados, já que a orientação da Porsche é que o modelo não seja utilizado até a correção da falha.
Desde abril de 2023, a Porsche emitiu um recall afetando 489 exemplares dos 1.300 Carrera GT fabricados em 2004 e 2005. O recall foi motivado por possíveis falhas catastróficas na suspensão. No entanto, até o momento, não há previsão para o reparo, deixando os proprietários preocupados.
De acordo com a campanha de recall, as juntas esféricas que conectam os componentes da suspensão da barra de reação nos eixos dianteiro e traseiro podem apresentar falhas devido a danos causados pelo estresse mecânico e corrosão. Por isso, os proprietários estão sendo aconselhados a não utilizar seus veículos até que o reparo seja realizado.
Prazo para o recall da Porsche
As concessionárias autorizadas pela Porsche irão inspecionar as juntas da suspensão e, caso sejam encontrados danos, os proprietários serão orientados a não dirigir o veículo até que seja feito o reparo. A substituição das juntas esféricas será realizada gratuitamente assim que as peças estiverem disponíveis.
O problema é quando isso vai acontecer. Cartas preliminares informando sobre os riscos à segurança foram enviadas aos proprietários em 27 de abril de 2023. Uma segunda carta será enviada assim que as peças de reparo estiverem disponíveis, mas a previsão é apenas para o terceiro trimestre deste ano.
Segundo a Porsche, a montadora garante que monitora regularmente a qualidade de seus veículos. Como parte disso, a empresa diz que detectou o potencial de, em casos raros, as juntas esféricas que conectam os componentes da suspensão do Carrera GT podem ser suscetíveis à corrosão ao longo do tempo. Os proprietários afetados foram contatados e estão sendo atualizados sobre o plano de reparo.
Por conta disso, a fabricante ressalta que não é recomendável utilizar o veículo até que a troca da peça seja feita. Apesar deste problema, o Carrera GT já é um dos modelos da Porsche mais cobiçados de todos os tempos, e o preço do supercarro não para de subir. O recall pode prejudicar um pouco sua imagem, mas não parece que vai destruir o sonho de quem deseja ter uma unidade do modelo.
Gosta do Porsche Carrera GT? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Ford GT90: o esportivo nunca fabricado e que inspirou o Ka