Um dos segredos mais bem guardados da Stellantis já não é mais mistério para quem acompanha o Auto+. O novo motor 2.0 quatro cilindros turbo da família GME, uma acima da GSE que engloba os motores 1.0 T200 e 1.3 T270 será mais forte do que o esperado. O propulsor estará na RAM 291 e também no Jeep Commander.
O motor beberá apenas gasolina, desenvolvendo 260 cv e 40,8 kgfm de torque, números diferentes do motor 2.0 turbo Hurricane usado no Jeep Wrangler aqui no Brasil. No SUV parrudo importado dos EUA, o seu motor 2.0 rende 272 cv e 40,7 kgfm. Ou seja, o motor brasileiro é 10 cv menos potente, mas entrega praticamente o mesmo torque.
Subindo o sarrafo
Hoje o motor mais potente feito pela Stellantis no Brasil é o 1.3 T270. Esse quatro cilindros flex turbinado rende 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ou seja, com o novo 2.0 turbo, os modelos que serão agraciados por ele terão 75 cv e 13,3 kgfm de torque a mais. São números mais do que necessários para carros pesados como Commander e RAM 291.
Não foi revelada ainda qual será a transmissão automática a ser pareada com esse motor. O que sabemos é que a caixa mais cotada é a automática de nove marchas já usada pelos modelos diesel da Stellantis no Brasil. Ela permite uso de tração 4×4 e usa a primeira como reduzida.
Esse recurso já é confirmado na RAM 291, conforme flagra exclusivo feito pelo Auto+ nesta semana. A caminhonete nacional da RAM terá o novo motor 2.0 quatro cilindros turbo de 260 cv e 40,8 kgfm de torque ligado à tração nas quatro rodas. Ela e o Commander serão os principais produtos da Stellantis com o novo motor.
Compass e Toro também terão motor 2.0 turbo?
O Jeep Compass é cotado para receber esse 2.0 turbo, assim como a Fiat Toro. Contudo, ao contrário do Commander, que aposentará o 1.3 em favor do 2.0, Compass e Toro deverão contar com o novo motor apenas em uma versão de apelo esportivo.
Rumores apontam que até o nome Trackhawk pode ser usado no Compass. Para a Fiat, será que isso abre a possibilidade de existir uma Toro Abarth? Em breve, teremos respostas sobre isso.
>>Sem novidades, Jeep Compass e Commander encarecem R$3.100
>>Exclusivo: RAM 291 terá versão R/T flex 4×4
>>Peugeot e-2008 é a Stellantis com faca e queijo na mão | Avaliação